ELLIS REGINA: Justiça considera legal Lei preventiva ao suicídio entre adolescentes na capital

Com a validade da lei, o município fica obrigado a criar programas para a execução dessas ações, podendo ser incluído no projeto os educadores, desde que sejam treinados em curso de formação ou requalificados para lideram com o tema

ELLIS REGINA: Justiça considera legal Lei preventiva ao suicídio entre adolescentes na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Pleno do Tribunal de Justiça rejeitou o pedido de inconstitucionalidade arguida pela Procuradoria Geral do Município de Porto Velho contra a Lei Ordinária 2.747/2020, de autoria da vereadora Ellis Regina, que dispõe sobre ações preventivas ao suicídio entre adolescentes nas escolas municipais.
 
 
A lei foi promulgada em março de 2020 pelo presidente da Câmara de Vereadores, Edwilson Negreiros e o Município entrou na Justiça pedindo a inconstitucionalidade da Lei, alegando vício formal. 
 
 
Os desembargadores foram unânimes contra o pedido do Município e seguiram o entendimento e o voto do relator do processo, desembargador Hiran Marques, de que “não viola a regra da iniciativa reservada em lei que se limita a aclarar um direito social já previsto na constituição”.
 
 
Segundo o relator, “a legislação impugnada visa assegurar o direito à saúde e educação, além da assistência em saúde integral, incluídas medidas preventivas de saúde mental de adolescentes”. 
 
 
O Projeto da vereadora prevê a implantação de ações preventivas contra a depressão em adolescentes, que é uma das principais portas de entrada ao suicídio de jovens.
 
 
Com a validade da lei, o município fica obrigado a criar programas para a execução dessas ações, podendo ser incluído no projeto os educadores, desde que sejam treinados em curso de formação ou requalificados para lideram com o tema. 
 
 
Prevê também que as escolas promovam encontros com as famílias para inseri-las no debate.
 
 
Ao falar sobre a temática, a vereadora recorreu a dados estatísticos oficiais. Em Rondônia, segundo o Datasus, do Ministério da Saúde, de 1996 a 2019 foram registrados 32.492 casos de suicídio em Rondônia, um número superior à população de alguns municípios do Estado. O suicídio, seja ele causado ou não por depressão, em jovem, adulto ou em criança, é sempre uma ocorrência que assusta. 
 
 
“Não podemos fechar os olhos para esse problema. Pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer família. Os jovens de hoje estão muito suscetíveis a se deprimir e optar pela autodestruição. A depressão, infelizmente, tem levado muitos jovens da capital ao suicídio. Portanto, preveni-la é uma questão de saúde pública. É uma guerra que deve ser travada dentro das escolas”, ressaltou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS