Na sessão ordinária desta quarta-feira (15), o deputado Jair Montes durante seu pronunciamento na tribuna, relembrou que desde o início do seu mandato no Legislativo, fez questão de assumir que é 100% a favor do servidor público.
“Tem coisas que não conseguimos fazer porque a obrigação é do Executivo, cabe ao Legislativo fiscalizar e cobrar. Porém, hoje é um dia histórico para essa casa. Vamos votar o rateio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), uma conquista gigante, já que fiz, por três anos, essa indicação ao governador Marcos Rocha (PSL) e tratar dos PCCS de várias categorias”, destacou Montes.
O deputado disse entender que os sindicatos de cada classe, assim como os deputados, todos fazem a sua parte. Porém, segundo o deputado, o resultado é positivo quando o governador consegue atender às solicitações.
“E a gente fica muito feliz pelo governador Marcos Rocha nos atender. Em anos anteriores, o recurso do Fundeb era investido em compra de materiais para as escolas, entre outras demandas, onde nenhuma visava atender todos os profissionais da educação, diretamente”, disse o deputado.
O parlamentar declarou que considera o servidor público “uma espécie de herói”, onde não há servidor de certa classe, melhor do que servidor de outra categoria.
“Eu acredito que todos precisam ter a sua valorização. Claro que cada um tem a sua especificação, como a área da Educação, por exemplo. É uma classe pouco valorizada, e tudo começa pelo professor, todos nós passamos por uma sala de aula. E temos outros heróis que vão aparecendo conforme a necessidade do mundo e das dificuldades que vão surgindo, como nossos profissionais da saúde e a atuação de cada um na pandemia. Eles foram os heróis do momento. Mas temos os servidores da Segurança Pública, os técnicos, enfim. O Estado é o corpo humano e os servidores os membros que fazem com que esse corpo funcione. Sendo assim, essa valorização do Estado com o servidor público tem que ter”, comparou o deputado.
Jair Montes disse fazer questão de parabenizar o governador Marcos Rocha pois, segundo o parlamentar, o chefe do Executivo, quando assumiu o Governo de Rondônia era considerado alguém inexperiente.
“Diziam que ele era apenas um coronel da Polícia Militar, que viveu apenas a experiência como diretor de uma escola militar, que ele não daria conta, que o estado vai quebrar. No entanto, o governador vem demonstrando que, pode até não ter sido o melhor governo de todos os tempos, afinal, todos têm defeitos e qualidades. Mas, para mim, o governador deu uma lição de gestão. Por mais de 20 anos a Saúde espera por esse PCCS, assim como aguardam os servidores do DER, Iperon, Sedam, Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (FEASE), entre outros, como já foi o caso dos servidores do Detran”, enfatizou o deputado.
Mesmo reconhecendo a boa gestão do governador Marcos Rocha, o deputado disse que o Estado deve atenção para uma classe em especial, a Polícia Penal.
“Os policiais penais, da Força de Segurança, foram os únicos que não receberam a valorização merecida. Sendo assim, fica aqui a minha cobrança. Não irei sossegar até o fim do meu mandato, enquanto a Polícia Penal não for reconhecida. O Estado vem em uma crescente arrecadação, graças a Deus e todos os servidores precisam dessa valorização. Nós como deputados, só estamos deputados, os servidores sempre serão servidores, trabalhadores públicos, então que as próximas gestões tenham essa consciência. Forte abraço à todos”, concluiu o deputado.