Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo municipal, que distribui absorventes higiênicos a mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social.
A ação abrange, inclusive, estudantes da rede pública municipal de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O presidente Edwilson Negreiros (PSB) comemorou a aprovação da Lei e parabenizou o prefeito Hildon Chaves (PSDB) pela iniciativa.
“É uma demanda que conta com o apoio da maioria nesta Casa. Uma lei sensível, imprescindível e justa. As mulheres precisam desse olhar do poder público, especialmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social, para que usufruam as mínimas condições higiene, o que resulta até na saúde mental delas”, declarou ele.
Para o vereador, o acesso ao absorvente contribuirá para um dos vários problemas que as mulheres portovelhenses passam, já que a pobreza íntima se tornou pauta de discussão importante no país.
“Nós só alcançamos a igualdade enquanto sociedade se olharmos atentamente para os problemas dos nossos semelhantes. Foi uma atitude nobre do prefeito enviar esse projeto para cá. A gente, por outro lado, sentiu a necessidade de pautar e aprovar o mais rápido possível. Agora, o Executivo municipal irá regulamentar a lei dentro do prazo estipulado e passará a fornecer o material dentro das normas legais”, concluiu Negreiros.