Mesmo com o mandato cassado pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ em março desse ano, o deputado estadual Edson Martins (MDB) segue com sua atuação parlamentar como se nada tivesse acontecido.
Até o momento não houve qualquer movimentação da Casa de Leis do Estado de Rondônia para acatar a decisão da Justiça e retirar o diploma de Martins.
No início do mês, a ALE/RO foi notificada pela juíza da 1º Vara Cível da Comarca de Alvorada do Oeste, Márcia Adriana Araújo Freitas, para tomar ciência da decisão proferida pela Justiça, que impede Edson Martins em permanecer no cargo.
Ao deputado não cabe mais sequer o direito de recorrer, sendo que seu título de deputado apenas se sustenta na inércia da ALE/RO em fazer cumprir o que determina a Lei.
Casos semelhantes
Outros dois casos transitam de forma morosa e deixando transparecer um corporativismo que incomoda a população, trata-se do deputado José Lebrão (MDB), filmado pela Polícia Federal recebendo dinheiro de propina e que apenas não foi preso por conta de seu mandato.
O deputado Geraldo da Rondônia é outro que segue mesmo condenado por sonegação fiscal e respondendo por acusações como abuso de poder, agressão, entre outras denuncias imputadas contra ele no último ano.
Ambos estão com processo de perda de mandato tramitando no Conselho de Ética da ALE/RO que ironicamente tem entre os seus membros, o deputado Edson Martins.
Enquanto isso a população rondoniense acompanha o desenrolar dessa situação cada vez mais vexatória para o legislativo rondoniense.