COM O CREMERO: Em reunião, presidente Alex Redano defende ações para fortalecer a saúde

Discussão do PCCR e revalidação dos formados no exterior e atuação na pandemia estiveram entre os temas

COM O CREMERO: Em reunião, presidente Alex Redano defende ações para fortalecer a saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A discussão de temas ligados à saúde foi o foco da reunião do presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), Robinson Machado, a vice-presidente Ana Ellen de Queiroz Santiago, os secretários Raitany Costa de Almeida e Lucas Levi Gonçalves Sobral. Os advogados do Conselho, Felipe Godinho e Marcos Sobrinho, também estavam presentes.
 
"É importante esse encontro com os representantes de uma categoria que desempenha um trabalho fundamental para garantir a promoção da saúde. Reiterei a minha disposição em contribuir para avanços que possam trazer benefícios à classe e para a população", destacou Redano. Os deputados Cassia Muleta (Podemos), que preside a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social; Jean Oliveira (MDB) e Cabo Jhony Paixão (Republicanos).
 
A atuação e as dificuldades dos médicos no combate à covid-19, a discussão do Plano de Cargas, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde, a valorização da categoria e também a necessidade de se oferecer a opção de revalidação do diploma para os formados no exterior, e que a Unir possa aplicar provas do revalida, foram alguns dos temas debatidos no encontro.
 
Revalida
 
A necessidade de se promover a revalidação dos diplomas dos médicos formados no exterior foi um dos temas discutidos. A abertura de mais provas de revalidação foi defendida pelo parlamentar e pelos membros do Cremero. "Não se trata de os médicos serem contra a atuação desses profissionais. O que precisa é que as leis sejam respeitadas. Nenhum médico brasileiro, formado no Brasil, pode atuar em outro país, sem antes fazer uma prova de validação do seu diploma. Ou seja, é um critério mínimo que os países exigem e o Brasil não pode abrir mão desse procedimento. Isso vale não apenas para médicos, qualquer formação fora do país, precisa ser validada para poder o profissional atuar", observou o presidente do Cremero.
 
A revalidação no país existe desde 1996, para todos os cursos do exterior. As 111 faculdades públicas de medicina estão autorizadas a oferecer a prova do revalida, de acordo com seus critérios. Entre 2011 e 2016, houve a realização pelo INEP de uma prova central do Revalida, que foi suspensa e criado o Novo Revalida em 2019, sendo a primeira prova realizada no novo modelo em 2020.
 
"O que queremos ressaltar é que, ao contrário do que dizem, as provas de revalidação do diploma não foram totalmente suspensas. Elas continuaram sendo feitas pelas faculdades públicas que estão habilitadas a fazê-las", completou o secretário Raitany Costa.
 
Alex Redano então defendeu que o Cremero possa se juntar à Assembleia Legislativa, na defesa que a Universidade Federal de Rondônia (Unir), possa aplicar provas do revalida, oferecendo mais uma opção para que os médicos formados no exterior possam conseguir buscar o seu registro profissional. "Seria uma opção a mais, para que os rondonienses formados no exterior possam fazer a prova aqui na Unir, que é habilitada para oferecer a prova", observou Redano.
 
Covid-19
 
A segunda onda da pandemia do coronavírus preocupa a categoria médica. "As escalas estão puxadas, especialmente no interior. Faltam material e equipamentos e enfrentamos um risco de colapso constante no sistema. Por outro lado, nos parece que a maior parte da população não compreendeu ainda a gravidade da doença, infelizmente".
 
O deputado Jean Oliveira comentou sobre as novas cepas do coronavírus, que têm assustado a todos. "Vemos pessoas mais jovens sendo atingidas duramente pela doença, pessoas sendo reinfectadas, e a vacinação é uma saída que ainda demora", opinou.
 
PCCR
 
O Plano de Cargas, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde, que está sendo discutido na Comissão de Saúde da Casa, sendo construído em discussões com as diversas categorias que compõem a saúde pública, foi outro tema abordado.
 
"Vamos dar todo o espaço para o debate, temos todo o ano para construir um plano adequado à realidade de Rondônia, e levando em consideração as particularidades de cada setor profissional que integra a saúde em Rondônia. Como presidente da Comissão de Saúde, estou me colocando à disposição para o debate com os médicos", acrescentou Cassia Muleta.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS