Transposição de servidores dos ex-territórios avança

Governo publica portaria que regulamenta a transposição dos Analistas de Planejamento e Orçamento e da carreira de Finanças e Controle

Transposição de servidores dos ex-territórios avança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10 de dezembro, uma portaria regulamentando o Decreto 10.552 que trata da transposição dos servidores dos ex-territórios das carreiras de Planejamento e Orçamento e de Finanças e Controle para os quadros da União. O Decreto foi editado pelo presidente Bolsonaro há cerca de duas semanas.
 
De acordo com o vice-líder do Governo no Congresso, senador Marcos Rogério, que acompanha de perto a questão da transposição, a Portaria 24.859 estabelece as condições e documentos que deverão ser apresentados pelos servidores para conseguirem o enquadramento federal. “Nesta Portaria são detalhados os documentos, a forma de comprovação e os procedimentos a serem observados para análise dos requerimentos de opção de enquadramento pelos Analistas de Planejamento e Orçamento e de Finanças e Controle. Isso traz segurança jurídica ao processo de transposição tão aguardado por esses servidores”, ressaltou Marcos Rogério.
 
Segundo a Portaria, todos aqueles que se encontravam no desempenho de atribuições de planejamento e orçamento ou de controle interno nos órgãos e nas entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional dos ex-territórios federais serão transferidos para os quadros da União, contanto que comprovem a escolaridade exigida e vínculo de pelo menos 90 dias ininterruptos. No caso de Rondônia, o período considerado para a transposição é de 23 de dezembro de 1981 a 15 de março de 1987. E para Roraima e Amapá de 5 de outubro de 1988 e 31 de outubro de 1993.
 
Para Marcos Rogério, a regulamentação de enquadramento de mais uma categoria é mais uma vitória na luta pela transposição dos servidores dos ex-territórios. “Essa é uma pauta minha desde meu mandato como Deputado Federal. Estou sempre articulando com o Governo e me reunindo com associações que representam os servidores para intermediar um diálogo e avançarmos no tema. Mas a luta continua e só vamos parar quando conseguirmos enquadrar todos que têm direito a transposição”, afirmou o parlamentar rondoniense.
 
O senador destacou ainda que o próximo passo é ampliar a transposição dos servidores de Rondônia que tiveram vínculo com o ex-território até 1991. “Há algumas semanas apresentei meu parecer favorável a PEC 07/2018 que trata sobre o tema. Corrigimos alguns problemas no texto que o tornavam inconstitucional e agora estamos trabalhando para pauta-lo no plenário”, concluiu Marcos Rogério.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS