MORTOS EM CONFLITO: Senador Confúcio Moura homenageia famílias de PM's

Parlamentar pede para que Congresso e Executivo aparelhem Incra e estados

MORTOS EM CONFLITO: Senador Confúcio Moura homenageia famílias de PM's

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Ao utilizar o plenário da Senado nesta quarta-feira (07), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) voltou a defender a regularização fundiária e lamentou a morte do tenente da reserva, José Figueiredo Sobrinho e do sargento Márcio Rodrigues, policiais militares do Estado, assassinados no último sábado (03), em região de conflito agrário, município de Porto Velho.  
 
“Quero homenagear as famílias dos policiais assassinados e dizer da minha tristeza por isso acontecer ainda no nosso Estado”, disse  o parlamentar. Confúcio lamentou que os conflitos se repetem há muitos anos não só em Rondônia, como sul do Amazonas, Pará e em outros estados que também convivem com a criminalidade pela posse e legitimação da terra.
 
Para o senador, há um conflito entre as organizações pela posse da terra, também devido à falta de documento na ocupação de fazendas legitimadas.  E questionou a razão pela qual a regularização fundiária não avança no país. “Mangabeira Unger criou o Terra Legal, que não deu em nada. Depois, o Presidente Michel aprovou uma lei também nesse sentido que não avançou. Eu creio que não seja falta de leis”, afirmou.
 
Segundo Confúcio Moura, o presidente Bolsonaro também encaminhou uma medida provisória, relatada pelo Senador Irajá (PSD-TO), que caducou na Câmara dos Deputados, e reforçou que não faltam leis.  “O que está faltando são recursos, aparelhamento do Incra, parcerias com os estados e com os municípios, descentralização da reforma agrária e dinheiro”, ressaltou.
 
De acordo com senador, em Rondônia não há um número exato, mas passam de 50 mil as propriedades sem documentos. Segundo ele, isso é um estopim de pólvora no Estado. “A gente clama, de fato, para que o Congresso e o Poder Executivo aparelhem o Incra e os estados, consequentemente, para providenciar a regularização das terras que são tão conflituosas no Brasil, principalmente no Centro-Oeste e na Amazônia”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS