Nazif disse que passou “um sufoco” em um voo de Porto Velho a Brasília, quando um passageiro entrou em processo de infarto
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Todas as aeronaves brasileiras terão que ter em seus equipamentos de emergência um desfibrilador cardíaco. A proposta é do deputado federal Mauro Nazif (PSB), através do Projeto de Lei 2518/2019. O parlamentar tomou a decisão da proposta, após atender um paciente cardíaco em pleno voo e serem obrigados a pousar no aeroporto mais próximo para os socorros emergenciais.
Mauro Nazif explicou que com a aprovação do seu projeto, as empresas aéreas de transporte de passageiros, que operem rotas nacionais e internacionais, com partida ou destino no território brasileiro, ficam obrigadas a manter nas aeronaves equipamento de desfibrilador cardíaco externo automático.
Nazif disse que passou “um sufoco” em um voo de Porto Velho a Brasília, quando um passageiro entrou em processo de infarto. Mauro, que é médico intensivista, cuidou dos procedimentos iniciais para que o paciente resistisse e determinou ao comandante que pousasse em Cuiabá para o socorro completo ao paciente.
Depois de resgatado o paciente, o voo prosseguiu e o parlamentar encontrou com ele tempos depois, com quatro pontes de safena. “Graças a Deus deu certo o atendimento emergencial que o segurou até o pouso em Cuiabá. Se ele (paciente) tivesse uma parada cardíaca, seria muito difícil mantê-lo vivo até chegar no local de socorro, por isso, o investimento é ínfimo diante da possibilidade de vidas serem salvas – salientou Nazif”.
O projeto está em tramitação nas comissões de Trabalho; Viação; Transporte e Constituição e Justiça.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!