Esse aumento foi aprovado pela Agência Nacional – ANNEL e passa a vigorar já a partir do mês de junho
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante sessão plenária realizada nesta última semana, o deputado federal Léo Moraes (PODE) se manifestou contrário a possibilidade do aumento dos valores cobrados nas bandeiras tarifarias da conta de energia elétrica de todo o país. Esse aumento foi aprovado pela Agência Nacional – ANNEL e passa a vigorar já a partir do mês de junho.
O preço das bandeiras é medido a cada 100 quilowatts-hora, divididos em três bandeiras de tarifas, verde, amarela e vermelha. Os aumentos são de até 50%, sendo bandeira amarela subindo para R$ 1,50 e a vermelha para até R$ 6 na etapa dois. As bandeiras são cobradas para pagar as usinas em períodos ao qual a produção de energia fica mais cara, neste mês estão sendo cobrada bandeira amarela.
Para Léo Moraes essa cobrança é absurda, já que o estado de Rondônia gera quase 8% da energia brasileira e paga uma das tarifas mais caras do país, sendo que teve que arcar com prejuízos sociais e ambientais para produzir essa energia, e não tem nenhuma espécie de isenção de impostos.
“Temos duas das maiores usinas hidrelétricas do Brasil, alimentamos os demais estados brasileiros e ficamos apenas com os passivos socioambientais, nossa energia é consumida em todo o país e o ICMS fica para outros estados”, afirmou Léo Moraes.
O trabalho do parlamentar para barrar os aumentos abusivos na tarifa de energia vem sendo intenso desde seu mandato no Legislativo de Rondônia, agora na Câmara Federal, Léo Moraes é um dos criadores da frente parlamentar dos estados produtores de energia elétrica, onde em conjunto com deputados dessas regiões vão buscar todos os meios legais para obstruir esse novo aumento.
“Já encontrei o ministro das Minas e Energia e solicitei providências sobre esse problema, irei entrar com efeito legal para sustar, suspender os atos ANEEL e impedir que esse aumento permaneça e prejudique a todo população brasileira aos estados que produzem, geram energia elétrica e não tem a devida resposta, contribuição e respeito, a riqueza está em nossa terra e vamos mostrar que Rondônia tem muito a oferecer, desde que seja respeitada”, disse Léo Moraes na tribuna do Congresso Nacional.
A peça jurídica exigindo a suspenção desse aumento já está sendo elaborada e deverá ser apresentada por Léo Moraes nos próximos dias.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!