O evento que reuniu diversas autoridades do segmento além dos professores da rede municipal teve como temática A Consolidação do Sistema nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE)
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Professor Aleks Palitot, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, foi um dos convidados para compor a mesa de abertura da Terceira Etapa do Conferência Municipal de Educação 2018, realizada nesta segunda-feira (28), no teatro Banzeiros em Porto Velho e que terminou nesta quarta-feira (30).
O evento que reuniu diversas autoridades do segmento além dos professores da rede municipal teve como temática A Consolidação do Sistema nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública e gratuita e laica.
Segundo Palitot, “a educação não muda o mundo, são as pessoas que mudam o mundo. Cabe a todos aqui nesta conferência discutir todos os eixos, avaliar as metas e perceber aquilo que foi positivo e aquilo que é negativo e de forma plausível, empoderada, definir o que é melhor para o ensino e educação de nosso município”, afirmou o professor.
Para Palitot as determinações draconianas, que surgem de cima para baixo e se sobrepõem muitas vezes àquilo que é decisão do coletivo é o que gera mais sofrimento, pois contrariam as orientações das pessoas que estão na ponta e conhecem a realidade da educação como ninguém, porque a vivenciam com todos os seus problemas.
O professor alerta que não são vão desde a infraestrutura das salas e passam pelo transporte do alunos, alimentação escolar e políticas públicas plausíveis e eficazes, mas principalmente a ausência da família na formação desses futuros cidadãos.
“Hoje ao professor é facultado não apenas a formação intelectual, mas até a formação moral, algo que deveria vir de casa. É ai que percebemos o quanto nossa sociedade sofre em todos os ambientes, mas ainda sim está lá, a escola, como baluarte oriunda da Grécia antiga, de 476 a.C. quando se reuniam os jovens com estes mestres e professores em baixo de árvores discutindo o mundo, a cultura, o conhecimento e o saber”, enfatiza Palitot.
Para Palitot ninguém mais indicado do que os professores, empoderados deste conhecimento e saber para avaliar, julgar e determinar aquilo que é melhor para nossa sociedade. “Que possamos crer que os professores jamais serão cerceados, que essas vozes e esses conhecimentos não sejam calados, pelo contrário, que possam verdadeiramente ter o direito de falar, de dizer e de contar, como é a vida na escola, como ela deve ser no presente e aquilo que queremos para o futuro”, afirmou o professor durante sua fala.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!