A atuação trará resultados positivos no que diz respeito à preservação do rio.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Projeto de Lei nº 404/17, de autoria do senador Valdir Raupp inclui o vale do rio Madeira, em Rondônia, na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba(CODEVASF).
Pelo projeto será alterada a Lei nº 6.088 de 16 de julho de 1974 com a CODEVASF tendo sede e foro no Distrito Federal e atuação nos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris e Madeira, nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará, Rondônia e Amazonas e no Distrito Federal, e poderá instalar e manter no País órgãos e setores de operação e representação.
Ao justificar o seu projeto, o senador afirma que a atuação bem sucedida da CODEVASF a credencia a atuar no vale desse importante rio amazônico e que essa atuação vai possibilitar a introdução de novas tecnologias e culturas permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais da região.
Raupp cita que a inclusão do rio Madeira no raio de abrangência da CODEVASF vai contribuirá para o bom gerenciamento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica, nos estados de Rondônia e do Amazonas.
A atuação da CODEVASF trará resultados positivos no que diz respeito à preservação do rio Madeira, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais, e auxiliará os governos municipais e estaduais na solução dos problemas da região, frisou o senador.
Além de sua importância ambiental, o rio Madeira é essencial para a economia da região banhada pelas suas águas, proporcionando a pesca, o transporte aquaviário, a agricultura, o turismo e a geração de energia elétrica, entre outras atividades, concluiu o senador Valdir Raupp.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!