Pimentel desmentiu Nazif e garantiu que as maquinas e os trabalhadores eram do governo do estado “Eleitores, essas máquinas que estavam com o adesivo do DER é do governo sim”, disse Pimentel.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A TV Allamanda promoveu nesta última terça-feira (13) o debate que colocou frente a frente os candidatos à prefeitura de Porto Velho para confrontarem suas ideias, seus planos de administração, e sua visão de futuro na cidade de Porto Velho.
Os candidatos Leo Moraes (PTB), Mauro Nazif (PSB), Williames Pimentel (PMDB), Pimenta de Rondônia (PSOL), Hildon Chaves (PSDB), Ribamar Araújo (PR) e Roberto Sobrinho (PT) responderam questionamentos sobre pontos de trabalho caso assumam o comando da capital rondoniense.
Geração de emprego
Leo Moraes perguntou a Mauro Nazif sobre porque foi fechado tantos postos de trabalho na capital. O prefeito afirmou que muito pelo contrário “Nos fortalecemos a matéria prima e hoje temos o primeiro frigorifico de peixe em Porto Velho é assim que vamos trabalhar”. Leo Moraes rebateu e afirmou que não vê nada disso sendo feito “Eu não consigo enxergar nossa matéria prima sendo trabalhada o que eu vejo é abandono e descaso, principalmente com quem precisa de seu primeiro emprego”, retrucou Leo Moraes.
Meio Ambiente
Mauro Nazif perguntou a Hildon Chaves sobre qual seria o seu projeto de arborização para a cidade. Hildon afirmou que meio ambiente não é apenas plantar arvores. “Temos que oferecer água tratada à nossa população, meio ambiente passa pela coleta seletiva de lixo entre outras ações”, falou Hildon Chaves. Nazif rebateu afirmando que hoje Porto Velho goza da lei de proteção do meio ambiente “Temos que defender o arborismo sim, porque estamos no meio da Amazônia e não tem árvore na cidade”, falou Mauro.
Habitação
Hildon Chaves perguntou para Pimentel sobre as propostas dele envolvendo a resolução dos problemas de habitação. O candidato peemedebista falou sobre a continuidade dos projetos habitacionais em parceria do governo “Você não brinca com o sofrimento das pessoas, você cuida das pessoas de forma responsável”, falou Pimentel.
Hildon Chaves alfinetou Pimentel e afirmou que se espanta com ele falar sobre “cuidar das pessoas”, de acordo com ele “o candidato foi por várias vezes secretário da saúde e nada foi feito”.
Saúde
Roberto Sobrinho perguntou para Leo Moraes se ele colocaria para funcionar a unidade de saúde do bairro Castanheira. O candidato do PTB respondeu que acima de qualquer coisa ele está insatisfeito com a questão da saúde “A saúde não está sendo bem gerida há muitos anos, falta dignidade”, falou Leo Moraes.
Em resposta Roberto sobrinho afirmou que iria colocar para funcionar as unidades de saúde que ficaram inacabadas por ele “Vou botar para funcionar as unidades que eu comecei a construir e que a atual gestão não colocou para funcionar”, falou Sobrinho.
Educação
Pimenta de Rondônia perguntou para Ribamar Araújo como ele vai melhorar o nível da educação na capital. De acordo com Ribamar é necessário sanar o déficit da educação e valorizar o professores e servidores.
Pimenta de Rondônia afirmou que os professores precisam ter seus salários reajustados “É necessário que se faça algo, inclusive nas áreas ribeirinhas”, falou Pimenta.
Passa fora
O candidato Ribamar Araújo deu um “chega para lá” no petista Roberto Sobrinho enquanto debatiam sobre infraestrutura de Porto Velho. Segundo o candidato do PR, após administrar a cidade por oito anos com o volume de dinheiro que recebeu, Sobrinho não poderia ter deixado a cidade da forma como deixou “O senhor sair candidato é brincar com a inteligência do eleitor portovelhense”, falou Ribamar.
Ataques de Sobrinho
Em um tom por muitas vezes agressivo, o ex-prefeito Roberto Sobrinho foi o protagonista do maior número de ataques a atual gestão de Mauro Nazif, em muitas oportunidades o candidato chamou a administração do PSB de incompetente e irresponsável.
Sobrinho criticou a quebra do contrato do transporte coletivo, a falta de arborização da cidade, a ineficiência em gerir os recursos públicos, entre outras acusações. De acordo com o petista, Nazif recebeu uma cidade com dinheiro em caixa e não deu andamento ao trabalho realizado.
Nazif se esquivou dos ataques e chegou a afirmar que Sobrinho deixou um legado de obras inacabadas. “O meu antecessor deixou muita coisa, mas não fez nada”, falou Nazif. “Esse dinheiro existe sim, porém está assim como saiu o ex-prefeito, preso pelo Ministério Público”, continuou Mauro.
Antigos aliados
Williames Pimentel e Mauro Nazif que antes das eleições eram aliados de trabalho, travaram um debate a parte sobre quem é o responsável pelos trabalhos de asfaltamento das ruas da capital. Para Nazif o governo do estado quase não asfaltou nenhuma rua, tudo ficou por conta dos contribuintes da capital.
Pimentel desmentiu Nazif e garantiu que as máquinas e os trabalhadores eram do governo do estado “Eleitores, essas máquinas que estavam com o adesivo do DER é do governo sim”, disse Pimentel.
Ao final
Neste debate o candidato do PSDB Hildon Chaves mostrou o lado mais “enérgico” do seu discurso e confrontou seus oponentes diretos Nazif, Sobrinho e Pimentel. Já o prefeito Nazif conseguiu sobreviver há mais um debate em que sua gestão foi colocada em análise, mesmo que por muitas vezes tenha sido necessário arrancar “faísca” em seu confronto contra Roberto Sobrinho.
Leo Moraes se mostrou mais técnico, sendo pontual e especifico em cada um dos temas abordados. Ribamar Araújo também se apresentou melhor nesse confronto, diferente de Pimenta de Rondônia que visivelmente caiu em rendimento desde o último debate televisionado. Williames Pimentel se mostrou contido até demais, precisa mostrar a que veio entre os seus oponentes.
Os candidatos ainda se enfrentarão em outros debates que serão transmitidos para a comunidade portovelhese. Todos eles avaliaram o debate como positivo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!