Mais uma vitória em defesa da Constituição Por Andrey Cavalcante

Mais uma vitória em defesa da Constituição Por Andrey Cavalcante

Mais uma vitória em defesa da Constituição Por Andrey Cavalcante

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 “O mundo é uma comédia para aqueles que pensam, mas uma tragédia para aqueles que sentem”. O pensador inglês Horace Walpole disse isso no século XVIII, sem imaginar que ainda hoje suas palavras seriam perfeitamente adaptáveis à realidade. Especialmente em relação às estratégias brilhantes e miraculosas adotadas por burocratas de Brasília em busca de solução para problemas por eles mesmos criados. São invariavelmente risíveis para quem observa, mas ofensivas e obviamente prejudiciais aos por ela atingidos. Felizmente a OAB está atenta para intervir e cobrar a necessária correção de rumos. E o judiciário, para determinar que isso ocorra.

Explico: em mais uma demonstração prática de que nosso partido é o Brasil e nossa ideologia é a Constituição – clara definição dos princípios que norteiam as ações da OAB, adotada já em seu discurso de posse pelo presidente nacional, Claudio Lamachia – a OAB Rondônia comemorou esta semana a vitória do Mandado de Segurança Coletivo preventivo ajuizado contra ato do Delegado da Receita Federal em Porto Velho/RO, por violação do sigilo fiscal dos contribuintes. A Justiça Federal, em liminar concedida pelo juiz Dimis da Costa Braga, determinou a suspensão da eficácia e aplicação da Instrução Normativa n.º 1571/2015 da Receita Federal por atentar contra a Constituição ao invadir a intimidade e da vida privada dos cidadãos.

A Instrução Normativa da Receita Federal estabelece que bancos, seguradoras, planos de saúde, distribuidoras de títulos e valores mobiliários e demais instituições financeiras são obrigadas a enviar à Receita Federal toda a movimentação financeira e de todas as operações que o contribuinte realizou. A OAB entende ser esta uma odiosa afronta aos princípios constitucionais, em especial aos direitos e garantias individuais. Igual pensamento foi manifestado na sentença do juiz federal Dimis da Costa Braga que ressaltou decisão do Supremo Tribunal Federal pela inconstitucionalidade de qualquer disposição legal que autorize a órgão da administração o acesso a informações protegidas por sigilo constitucional sem ordem emanada do Judiciário, incluindo-se nestas, dados de natureza bancária.

A OAB/RO ajuizou o Mandado de Segurança em defesa do direito dos advogados e sociedade de advogados com registro na OAB/RO de não sofrer os efeitos da Instrução Normativa com a imediata suspensão do envio de informações protegidas pelo sigilo bancário desses profissionais e empresas, a fim de evitar a quebra de sigilo bancário por autoridade fiscal. No mesmo sentido, os Conselheiros Federais que representam a bancada de Rondônia junto à OAB Nacional, Breno de Paula, subscritor do MS, Elton Assis e Elton Fulber, consideraram ter sido essencial a atuação da OAB/RO para garantir aos advogados rondonienses o respeito a suas garantias constitucionais e anunciaram que já levaram a questão ao Conselho Federal da OAB, com a proposta de medidas judiciais capazes de impedir nacionalmente tal atentado contra os princípios constitucionais de todos os advogados, sociedades de advogados e cidadãos brasileiros.

A OAB reconhece o momento de dificuldades da economia nacional e está pronta a colaborar para a sua superação. Da mesma forma, aplaude quaisquer iniciativas voltadas para coibir a evasão de receitas, por corrupção, fraude ou sonegação de impostos. Mas exige absoluto respeito à constituição, às leis e ao estado democrático de direito, sem o que o país estará condenado à barbárie.

Lamachia assinalou que o país flerta dia a dia com a irresponsabilidade. Tangencia inconsequentemente o precipício. Algo deve ser feito, e rápido, pois a falta de diálogo é a negação da política, e quando a política falha, a convulsão social é a certeza. “A hora do Brasil começar a superar essa paralisia é agora! Nossa opção é pelo povo, expressão maior da cidadania que juramos defender. Afinal, somos advogados. Lutamos por justiça! A OAB se tornou a verdadeira defensora das causas da República e, ao que parece, a história a chama mais uma vez para defendê-la. O Brasil deve se reencontrar. O Brasil irá se reencontrar” – sentenciou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS