Vereador participa de reunião referente à Unir Centro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) estão realizando rodadas de reuniões que objetivam a busca de soluções a demandas relacionadas ao campus de
A reitora apresentou uma pauta com dezesseis itens. Entre eles, a doação à Prefeitura por parte da Unir da área de terra correspondente ao Bairro Nacional, a fim de que, em contrapartida, a Prefeitura providencie uma área para que a Unir possa construir uma clínica de Psicologia. Segundo a secretária Márcia Luna, da Regularização Fundiária e Habitação (Semur), as tratativas para a transferência da área do Bairro Nacional ao município já estão sendo providenciadas. “Ficamos de estudar uma contrapartida, que não deu para ser visualizada nesta reunião. Mas continuaremos os diálogos. A área da Unir já foi definida no zoneamento como área de proteção ambiental, portanto, há muitas questões que precisarão ser encaminhadas para desfecho desse assunto”, disse a secretária.
A pedido da Unir, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) ficou de fazer uma vista no campus para definir os serviços que deverão ser providenciados para melhoria das vias internas. “Sabemos de antemão que o campus precisa da atuação de uma equipe de tapa-buracos. Hoje mesmo uma equipe vai ao local para conferir de que maneira poderemos atuar lá”, explicou Marcelo Teixeira, secretário adjunto da Semob.
Outra reivindicação foi a abertura de uma nova entrada, com acesso para a Estrada de Santo Antônio. “Precisamos iniciar um serviço de referência em anatomia, para os cursos das áreas médico biológicas, que inclui recebimento de cadáveres. Isso implica uma logística especial de transporte”, explicou a reitora. A Semagric se comprometeu a iniciar um estudo sobre a possibilidade de abertura dessa via de acesso. “Vamos ainda ver como faremos com as questões ambientais pertinentes, para então podermos definir um projeto. A Unir está na área rural do município, assim, cabe à Semagric cooperar para que eles tenham essa trafegabilidade especial, mas precisamos estar atentos às questões da legalidade dessa ação”, disse o secretário Bertolin.
Dos assuntos da pauta, diversos foram encaminhados à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), como a construção de um terminal rodoviário no campus, regularização do transporte coletivo em três turnos, construção de novas e reformas das atuais paradas de ônibus para acesso ao campus, sinalização nas vias internas do campus e outros mais. “Explicamos que essas questões poderão ser todas avaliadas, mas precisamos antes definir as questões relativas ao transporte urbano no município, que está passando por um tempo de nova licitação para contratação de serviços. Além disso, precisamos ver as implicações de uma secretaria municipal atuar diretamente num campus universitário. Queremos voltar a falar do assunto, mas já com as questões mais bem definidas”, explicou o secretário Gutemberg.
Segundo a reitora, a reunião foi muito produtiva e a Prefeitura se mostrou com vontade de cooperar com a Unir em suas demandas, mas muitos assuntos ainda esbarram em questões ligadas à legislação, que precisam ser bem avaliadas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!