ELEIÇÕES 2014 – Candidatos ao governo apresentam suas últimas armas antes do final do primeiro turno

Dessa vez, o debate foi promovido pelo Sistema Imagem de Comunicação e transmitido ao vivo em sinal aberto através da TV Candelária para dezenas de municípios do estado de Rondônia.

ELEIÇÕES 2014 – Candidatos ao governo apresentam suas últimas armas antes do final do primeiro turno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No final da noite desta última sexta-feira (26) os candidatos Confúcio Moura (PMDB), Expedito Júnior (PSDB), Jaqueline Cassol (PP), Padre Ton (PT) e Pimenta de Rondônia (PSOL), se enfrentaram no penúltimo debate televisivo no primeiro turno das eleições 2014 para o cargo de Governador do estado de Rondônia.

Dessa vez, o debate foi promovido pelo Sistema Imagem de Comunicação e transmitido ao vivo em sinal aberto através da TV Candelária para dezenas de municípios do estado de Rondônia.

Mesmo com o final da corrida eleitoral se aproximando e com vários indicadores de pesquisas de intenção de votos sendo veiculados, os candidatos preferiram realizar um debate morno, sem muito aprofundamento na troca de ideias sobre os temas abordados, porém repleto de alfinetadas de um lado para o outro sempre que possível para qualquer um deles.

Pelo seu desempenho, o candidato e governador Confúcio Moura pode ser considerado o protagonista do debate, alvo inicial das criticas de seus oponentes, Confúcio “apanhou” e “bateu”. Caras, bocas, sorrisos e gestos expressivos, foram às ferramentas utilizadas pelo candidato peemedebista a cada nova critica recebida sobre a sua gestão no estado.

Quando partia para o ataque Confúcio direcionava-se para o tucano Expedito Júnior, em certo momento chegou a afirmar que “Pau que nasce torto morre torto”, se referindo à

cassação do mandato de Senador de Expedito Júnior que respondeu ao governador afirmando que nunca teve a Polícia Federal na porta da casa dele, fazendo uma referência à operação “Termópilas”.

O tucano Expedito Júnior seguiu a linha cautelosa em seu discurso, só partia para o ataque quando era diretamente mencionado, e sempre que possível direcionava suas palavras ao eleitorado.

O petista, Padre Ton, vem mostrando evolução em seu discurso debate após debate. Parece que o padre conseguiu encaixar o seu perfil pessoal à sua candidatura, Ton ainda concentra seus ataques para o atual governo, fato que o levou a vários embates com o governador Confúcio Moura.

Um desses embates foi sobre a pavimentação de estradas no município em que o padre foi prefeito por dois mandatos, Alto Alegre dos Parecis, Ton afirmou que Confúcio não asfaltou as estradas da cidade, porém o governador disse que o padre não devia conhecer o seu município, pois existe uma obra asfáltica em andamento na cidade, o padre petista rebateu afirmando que a obra era de má qualidade e eleitoreira.

Única mulher no debate, Jaqueline Cassol parece continuar em alguma espécie de entrave que não a permite evoluir em seu discurso, destaque nos dois primeiros debates em Porto Velho, a candidata não se liberta dos papeis e anotações em sua bancada e acaba perdendo seu principal ponto de empatia com o eleitor, a personalidade em seu discurso.

O candidato socialista, Pimenta de Rondônia foi a surpresa positiva, com concisão e sagacidade nas respostas, réplicas e tréplicas, o candidato conseguiu finalmente mostrar a que veio nesta eleição.

Pérolas

O penúltimo debate dos candidatos ao governo do estado de Rondônia contou com uma pitada de ironia por parte de todos os governamentaveis, recheado de “perolas” o debate arrancou sorrisos da plateia composta por jornalistas, assessores, e advogados.  Veja algumas:

“Os ribeirinhos só não morreram na cheia porque tem canoa e sabem nadar”, Pimenta de Rondônia, sobre as ações de apoio aos atingidos do Madeira.

“Estou me sentindo o São Sebastião, todo furado com tanto ataque”, Confúcio Moura, sobre os ataques seguidos dos oponentes.

“Temos que tirar as maças podres do Governo”, Padre Ton, sobre a atual gestão estadual.

"Quem vai pela cabeça dos outros é piolho", Expedito Júnior, sobre a administração Confúcio Moura.

“Respondeu rápido porque pagou pouco”, Pimenta de Rondônia, sobre o pagamento dos precatórios do estado.

“Estão desesperados, já me chamaram até de bêbado e jogador de baralho”, Expedito Júnior.

Veja também:

DEBATE – Candidatos avaliam desempenho no primeiro encontro televisivo – Vídeo

Debate da UNIR é marcado por enfrentamentos de Expedito e Jaqueline e ausência de Padre Ton

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS