Secretária SEMES falou, mas não convenceu – Por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretária Municipal de Esportes e Lazer do município de Porto Velho, Niedja Virginia Félix de Santana, esteve na manhã de terça-feira (22), no plenário da Câmara Municipal, para tentar esclarecer uma dívida de quase setenta mil reais que a SEMES teria com a empresa R.F. de Assis, referente à aquisição de material esportivo, sem licitação, entre dezembro de 2013 e maio de 2014.
A ideia da convocação foi do vereador Sid Orleans (PT), a partir de denúncia publicada no jornal eletrônico Tudo Rondônia. Acreditando que falaria apenas sobre o assunto objeto da convocação, Niedja foi surpreendida com uma bateria de perguntas do petista, que a deixou atordoada.
Visivelmente nervosa, a secretária até que se esforçou, mas não respondeu a maioria das perguntas feitas por Orleans, revelando, assim, completo desconhecimento dos temas abordados. Aliados do prefeito ainda tentaram ajudá-la, mas a emenda foi pior que o soneto.
Sid não ficou somente na compra do material, sem licitação. Foi mais além. Incluiu na lista o pagamento de diárias, eventualmente indevidas, a perseguição a servidores, o abandono de bens públicos, como tendas e equipamentos de academias ao ar livre, nomes das escolinhas esportivas e entidades, que desenvolvem projetos de inclusão social e teriam sido contempladas com doações, dentre outros questionamentos para os quais a secretária não ofereceu respostas convincentes.
Para Orleans, “a apresentação da secretária deixou a desejar”. Tanto que o petista pretende convocá-la, novamente. Há, segundo ele, “coisas nebulosas acontecendo na SEMES que precisam ser esclarecidas”, para que se não pairem dúvidas sobre a conduta do prefeito nem de seus auxiliares. “Não quero dizer que a secretária tem culpa no cartório, mas ela devia conhecer melhor a pasta que comanda”.
Entretanto, a observação mais contundente partiu do vereador José Iraci Macário de Barros (PSB), para quem “o mentor de tudo isso era o prefeito Mauro Nazif”, que, por coincidência, é do seu partido.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!