Mestranda destaca apoio da deputada Epifânia Barbosa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A professora Eny Andrade, estudante de mestrado da UTIC, universidade de Assunção, Paraguai, foi uma dos profissionais da área da educação a participar da reunião extraordinária, cuja pauta tratou sobre a validação dos diplomas dos docentes que realizaram ou ainda realizam curso de mestrado e doutorado no exterior.
A audiência, presidida pela deputada estadual Epifânia Barbosa, à frente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, aconteceu no Plenarinho da ALE/RO e além da parlamentar, marcaram presença o presidente do Conselho Estadual de Educação, o representante da Associação Brasileira de Estudantes de Pós Graduação do MERCOSUL, professor Vicente Celestino de França, representantes da Seduc, o vereador José Wildes e docentes dos estados de Roraima, Pernambuco, Brasília e Rondônia estudantes em Portugal e MERCOSUL.
Para Eny a reunião foi positiva. “É fundamental que se valide a certificação, pois existe uma questão importante, sem ele como vamos trabalhar?” desabafa a docente. “Fizemos um alto investimento para estudarmos fora do nosso estado e do país, já que os nossos governantes não nos permite e nem nos dá esta condição. Para estudar, deixamos nossa cidade, casa e família para estudar lá fora”, argumentou.
Na oportunidade, Eny não poupou elogios à atuação da deputada Epifânia. “Ela que tem formação com professora, está sempre envolvida na educação, e todos sabemos ser prioridade na vida da parlamentar. Sempre presente, ela acompanha as ações e dá apoio visitando as escolas, ouvindo os docentes. Como deputada, ela tem dado o apoio necessário. Realmente, uma pessoa fundamental para a melhoria da educação de Rondônia” finalizou.
Durante a audiência, mais uma vez, a parlamentar reiterou sua condição de professora, que é como gosta de ser denominada, por ser esta sua formação. “Faço questão de participar de todos os debates que são direcionados à área da educação. Este tema é um dos mais desafiadores já passados por aqui, e compramos também mais esta briga. Sabemos que a cada passo dado nos fortalece”, disse.
Para Epifânia “esta é uma batalha que venceremos, pois de todas as reuniões realizadas, em termos representativos, esta contou com a participação de representantes da Seduc, Câmara Municipal de Porto Velho, do Sintero, e isso dá envergadura para avançarmos e fortalecermos politicamente nesta parte de fomentação. Temos o desafio de elaborar a regulamentação ainda este ano” argumentou Epifânia.
O presidente da ANPGIEES destacou a participação, neste debate e em outras ações ligadas à educação, da deputada Epifânia Barbosa, sempre solicita aos professores de Rondônia, ao incluir um projeto que admite no estado, os diplomas dos profissionais que cursam no exterior. “Agradecemos o empenho da parlamentar, como sempre solidária aos professores, ao colocar este projeto, inclusive já aprovado. Para nós, este é um momento de reconhecimento do trabalho efetivo da deputada Epifânia pelos profissionais da educação neste estado, assim como o reconhecimento de sua luta em favor da educação” finalizou.
A próxima reunião está marcada para o dia 19/11 na Câmara de Vereadores, com o objetivo de incluir este mesmo projeto aprovado na ALE/RO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!