Deputada Epifânia Barbosa se reúne com professores para discutir validação de diplomas obtidos no Mercosul
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em mais uma iniciativa pioneira em prol da valorização dos profissionais da área da educação de Rondônia, a deputada estadual e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, Epifânia Barbosa esteve à frente da reunião extraordinária cuja pauta tratou sobre a validação dos diplomas dos docentes que realizaram ou ainda realizam curso de mestrado e doutorado no exterior.
A audiência aconteceu no Plenarinho da ALE/RO e além da parlamentar, marcaram presença o Presidente do Conselho Estadual de Educação, o representante da Associação Brasileira de Estudantes de Pós Graduação do Mercosul, professor Vicente Celestino de França, representantes da Seduc, o vereador José Wildes e docentes dos estados de Roraima, Pernambuco, Brasília e Rondônia estudantes em Portugal e Mercosul.
“Todos sabem que eu sempre gostei de ser tratada como professora, pois é a minha formação” afirmou a deputada durante o encontro. “Faço questão de participar de todos os debates que são direcionados à área da educação. Este tema é um dos mais desafiadores já passados por aqui, e compramos também mais esta briga. Sabemos que a cada passo dado precisamos nos unir e nos fortalecer”, disse.
No ponto de vista de Epifânia “esta é uma batalha que venceremos, pois de todas as reuniões realizadas, em termos representativos, esta contou com a participação de representantes da Seduc, Câmara Municipal de Porto Velho, do Sintero, e isso dá envergadura para avançarmos e fortalecermos politicamente nesta parte de fomentação. Temos o desafio de elaborar a regulamentação ainda este ano” argumentou Epifânia.
Celestino elogiou o trabalho da parlamentar e chamou de iniciativa pioneira de valorizar os profissionais que investem em qualificação e lutam para ter seu direito reconhecido. O Brasil assinou tratados com Portugal e com o Mercosul, e o professor que faz um curso superior em outro país tem o direito de ter seu diploma reconhecido e ao mesmo tempo receber pela titulação.
Para os professores, Vicente dedicou palavras de otimismo e de incentivo. “Sabemos da existência de muitos obstáculos, porém precisamos insistir, temos uma certeza: Todos alcançarão seus objetivos. Algumas pedras surgirão no caminho e precisamos ultrapassar, para outros, as pedras são maiores e precisarão ser quebradas. Vejo a coragem e a declaração de vocês como picaretas e martelos para quebrar estas barreiras. As dificuldades encontradas pelo caminho servem como incentivo e no fundo dão um sabor melhor à nossa vitória”, disse.
O presidente da ANPGIEES fez questão de destacar a participação, neste debate, da deputada Epifânia Barbosa, sempre solicita aos professores de Rondônia, ao incluir um projeto que admite no estado, os diplomas dos profissionais que cursam no exterior. “Agradecemos o empenho da parlamentar, como sempre solidária aos professores, ao colocar este projeto, inclusive já aprovado. Para nós, este é um momento de reconhecimento do trabalho efetivo da deputada Epifânia pelos profissionais da educação neste estado, assim como o reconhecimento de sua luta em favor da educação” finalizou.
A próxima reunião está marcada para o dia 19/11 na Câmara de Vereadores, com o objetivo de incluir este mesmo projeto aprovado na ALE/RO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!