Deputada Epifânia Barbosa lembra Dia do Professor durante sessão na ALE

Deputada Epifânia Barbosa lembra Dia do Professor durante sessão na ALE

Deputada Epifânia Barbosa lembra Dia do Professor durante sessão na ALE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

É preciso melhorar as condições de trabalho, diminuir o número de alunos em salas de aula e melhorar os salários, afirmou a deputada

 “Apesar a data ser oportuna, a nossa atual conjuntura não permite comemorarmos o Dia do Professor como gostaríamos” afirmou a deputada estadual Epifânia Barbosa durante pronunciamento na sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira (15/10) na Assembleia Legislativa de Rondônia. A parlamentar destacou a importância de se comemorar a data, assim como prestar homenagem para o profissional que exerce a docência. “Estou bastante feliz por ter escolhido esta profissão e fazer parte desta categoria”. Epifânia lembrou que desde o começo do mandato tem trabalhado com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação do estado, das condições de trabalho e valorização profissional.

Ainda na tribuna, a parlamentar disse que pensou bastante no que poderia fazer em comemoração ao dia 15 de outubro. “Há algumas semanas pensei em apresentar um requerimento nesta Casa com o objetivo de fazermos uma homenagem aos professores, mas conclui que, mesmo a data sendo oportuna, o momento realmente não seria propício, pois na atual conjuntura não representaria a necessária e merecida homenagem a estes profissionais. Na verdade eles querem reconhecimento e valorização” comentou. 

Em seu discurso, Epifânia também defendeu o aumento dos recursos para a educação, pois os 25% constitucionais não são suficientes, e ressaltou que muitos docentes estão mudando de profissão pela falta de reconhecimento e valorização. “Não podemos dizer que não houve avanços, porém, ainda falta muito para uma situação ideal. Enquanto estas mudanças não se tornarem efetivas haverá este êxodo entre os nossos colegas professores, pois como qualquer outro cidadão trabalhador, eles precisam de qualidade de vida e melhores condições para exercer suas funções. Para receber um salário de R$ 3 mil reais, o profissional precisa lecionar nos três turnos, e o pior, dando aula para salas super lotadas. É uma triste realidade saber que Brasil paga os piores salários entre os países emergentes e tem ainda a maior média de alunos em sala de aula”.

Outra questão comentada pela parlamentar foi à implantação do Fundeb e do piso nacional da educação. O Norte e o Nordeste pagavam os piores salários do país. Hoje, o valor do piso é de R$ 1.567,00 e os profissionais da educação de Rondônia precisaram ir às ruas para garantir reajuste do piso nacional.

De acordo com Epifânia, a valorização dos professores é fundamental. “Em meu mandato, este é um compromisso constante e devemos sempre nos mobilizar em defesa desta categoria, pois a melhoria da educação, sem dúvida contribuirá para o desenvolvimento do país. O debate sobre a educação não deveria acontecer apenas nos períodos das campanhas eleitorais, como muitos candidatos fazem. Por exemplo, agora mesmo está em discussão no país se os recursos do Pré-Sal deveriam ser ou não utilizados para a educação, mas infelizmente, muitos governadores e políticos se pronunciam contra por acharem o percentual alto demais.

Para a deputada, seria pertinente promover um debate sobre esta importante questão salarial, porque o professor está passando mita necessidade e esses recursos mudariam consideravelmente o atual cenário em que a categoria vive. “Na verdade o governo estadual segue linha de raciocínio equivocada de não dar aumento melhor, justificando o número elevado de professores, é por isso que defendo a Federalização da Educação, no sentido que haja uma real equiparação salarial de acordo com outras categorias, e a maioria destes trabalhadores luta e caminha para este mesmo entendimento. E eles, sem dúvida podem contar com meu apoio” finalizou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS