A saga de um empreendedor
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Kazan Roriz de Carvalho nascido em 14/04/1967 em Goiânia/GO no hospital Ebenezer, Av: Bahia no setor campinas.
Kazan atua no mercado financeiro, mercado acionário, e possui empresas no ramo comercial, industrial e comunicação.
Declaração dada por sua mãe Silma Elizabethe Roriz à professora Glauce Paiva de Carvalho por telefone no dia 19/05/13 as 19:13 hrs.
Ele é muito inteligente! Inteligência fora do normal desde criança.
A gravidez foi normal, o parto demorou dois dias de dor, e a cabeça não passava pois era muito grande. O apelido de Ruy Barbosa o acompanhou até quando saiu de Goiânia.
Morou em Goianésia/GO desde o nascimento até os 12 anos de idade mudando para a capital.
O mesmo já aos 4 anos de idade aprendeu a andar de bicicleta uma (Monareta azul), também aos 4 anos de idade aprendeu a olhar as horas em um relógio de ponteiros da marca Samurai.
Ainda precocemente também aprendeu a dirigir aos 6 anos de idade, sendo que seu pai o advogado Helio Francisco de Carvalho, era proprietário de uma auto peças na cidade de Goianésia, tendo como fornecedora e distribuidora na capital do estado de Goiás.
Kazan dirigia o fusca azul de farol amarelo de Goianésia à Goiânia, precocemente ao 7 anos de idade. Pela sua idade e tamanho dirigia olhando por baixo do volante do carro, só parando na porta de sua casa, após percorrer 200 km.
Desde de pequeno Kazan já mostrava ter tino para os negócios, começou a vender verduras na bacia, quando ia passar férias , na cidade de Cristalina/GO , próximo ao Distrito Federal.
Kazan Roriz já era astuto, pois sua avó pedia para ir vender as verduras ( cebolinha, salsinha, coentro) de manhã cedo, e o mesmo questionado como sempre saia para vender quando na proximidade do horário do almoço.
Kazan Roriz saía com a primeira baciada vendendo as no mesmo quarteirão, retornando rapidamente para fazer o reabastecimento.
Além de verduras Kazan também vendeu, jornal O Popular, picolés, engraxou sapatos e trabalhou no bar de seu tio Claudionor de Carvalho com apenas 7 anos de idade.
Kazan sempre ajudou seu pai na auto peças da família, aprendendo assim trabalhar no ramo automotivo o qual tem ações em algumas empresas.
Aos 12 anos, trabalhou com seu tio Alan Carvalho no laboratório de análise e clinica coincidentemente o laboratório é de propriedade do hospital onde nasceu.
Kazan acordava ao som “o som do Zé Betio” (programa Vamos acordar olha a água! Com bater de panelas e o som de águas jorrando .)
Aos 15 anos, segundo declaração da sua mãe Kazan trabalhava na empresa Cical A/S, e era o mantenedor da família segundo ela. Além de ajudar nas horas em que não estava na empresa (Cical S/A) ajudava no bar Pimentinha de propriedade da sua mãe no qual tinha entre algumas tarefas a de socar o pilão que fazia a famosa paçoca de pilão de Goiânia,
Na Cical S/A, entrou como carregador de peças que na época tinha somente uma calça jeans (Marshall) e dois jalecos que eram lavados somente nos finais de semana. O sapato que usava era o único que parecia um “moché” que foi sua bagagem quando veio para Rondônia.
No término do contrato da Cical S/A, Kazan exercia a função de gerente interno ( boketa ) tendo acesso a uma linha telefônica direta que não passava pela central telefônica da empresa e fazia compras para a oficina. Tendo pai vindo para Rondônia Kazan começou a fazer ligações esporádicas para o seu pai. A concessionária mantinha um controle, o qual detectou as ligações que Kazan fazia e demitiu o mesmo.
Na época, a empresa Cical S/A, teve que contratar 5 pessoas para substituí-lo, Kazan não guarda mágoas da experiência vivida, más replica este conceito de falta de honestidade em suas empresas; O lema de sua vida pessoal e de suas empresas e do partido que preside (PEN 51):
HONESTIDADE, TRANSPARÊNCIA E JUSTIÇA.
Em 1984, veio para o estado de Rondônia guiando uma motocicleta cb400 preta com faixas vermelhas ano 1983 que foi doado pelo seu pai, o pneu da moto estava careca e na sua bagagem somente uma calça jeans e poucas roupas que demorou dois dias e meio de viagem.
Chegando em Porto Velho, o seu pai deu a ideia de procurar a concessionaria local de propriedade do grupo Benesbi, seu pai tinha escritório na avenida 7 de setembro em frente às Casas Pernambucanas, Kazan então foi a pé do escritório pois o seu pai já havia procurado o gerente da concessionária.
Kazan Roriz subiu a Avenida Pinheiro Machado, e passando pela loja Tintão entrou e perguntou ao vendedor de nome Henrique aonde era a concessionária Chevrolet, que recomendou a pegar um táxi, mas Kazan não tinha nem dinheiro para o ônibus. Dentro da loja de tintas tinha um scort vermelho que ficou guardado em sua cabeça.
Chegando na concessionária Sabenauto, o gerente da empresa o senhor João Carlos o recebeu com um pouco de desprezo, pois tinha apenas 17 anos de idade porém, quando abriu a boca e passou a transmitir seus conhecimentos em vendas de peças, o mesmo ofereceu a gerência de peças com salário 5 vezes maior do que receberia em Goiânia.
Kazan Roriz ao sair da Sabenauto pensou, “Não quero ser empregado, quero ser patrão.” Então Kazan tomou decisão arriscada, e sem recursos financeiros nenhum pensou em montar uma loja de tintas.
Kazan então recusou a proposta da Sabenauto, e tomou a decisão de abrir a sua própria empresa contando com a ajuda do seu pai.
Retornando a Goiânia, foi trabalhar como vendedor de revistas com o maior distribuidor de revistas da Editora Abril, e sem nenhuma experiência vendia mais assinaturas do que vendedores antigos.
Em 1985 Kazan Roriz , retornou pilotando uma moto para Porto Velho. O empreendimento não começaria sem à ajuda do seu pai o advogado Helio Francisco de Carvalho, pois o mesmo ser o aval na locação do imóvel, que doou ao empreendedor um escritório todo em mogno que recebeu em uma transação comercial do empresário Abílio Diniz. Transformando o escritório ganho em prateleiras para a empresa de tintas, que transformaria no O Pintão sendo o maior revendedor de tintas Suvinil do norte do Brasil.
Depois de tudo pronto, firma aberta, imóvel e prateleiras, um “anjo” apareceu em seus negócios, Valdecir que era representante comercial da Globo Tintas S/A, que hoje chama-se Sherwin Willians que fez o primeiro pedido dando início sim a carreira de empreendedor originando o GRUPO FOX.
Kazan da Fox sempre foi o provedor de toda sua família e sua benevolência está comprovada tanto na maçonaria, quanto em entidades filantrópicas.
Kazan atua no mercado financeiro, mercado acionário, e possui empresas no ramo comercial, industrial e comunicação. Também atua na área política sendo presidente do partido ecológico nacional PEN 51, sendo Pré-Candidato a um cargo majoritário de Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!