Deputado denuncia abusos contra produtores rurais em Rondônia e falsas denúncias sobre trabalho escravo

Deputado denuncia abusos contra produtores rurais em Rondônia e falsas denúncias sobre trabalho escravo

Deputado  denuncia abusos contra produtores rurais em Rondônia e falsas denúncias sobre trabalho escravo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado estadual Neodi Carlos (PSDC-RO) denunciou os exageros cometidos pelas ações da Força Nacional e do IBAMA em Rondônia. Por conta disso, o deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) usou a Tribuna da Câmara dos Deputados para esclarecer os abusos que estão sendo cometidos com os produtores rurais daquele estado.
“Na verdade, os exageros não são cometidos pela Força Nacional. Infelizmente, a Força Nacional, a Polícia Federal, que deveriam estar cuidando de assuntos muito mais importantes no combate ao crime, ao tráfico de armas, ao tráfico de drogas, ficam acompanhando fiscais do Ministério do Trabalho, com essa história do trabalho escravo, o que é uma falácia, ou acompanhando fiscais do IBAMA, que perseguem o produtor acusando-o de crimes ambientais, o que é outra falácia, outra mentira. Na verdade, que estão lá para aterrorizar o produtor rural, as pessoas de bem e quem trabalha; para cometer abusos de poder, violência contra pessoas desinformadas, com pequenos agricultores”, denunciou Moreira Mendes.
Em seu discurso, Moreira pediu ao Governador do Estado, Confúcio Moura, que tome as providências para conter tamanho abuso. “Nós temos que dar um basta! Eu peço ao governador, para que ele faça valer a sua autoridade e dê um “freio de arrumação” nessas pessoas que não têm nenhum compromisso com o País, com as pessoas que vivem lá no estado, que dão o seu suor para produzir alimentos, para alimentar até mesmo esses que são os seus carrascos”, salientou.
O parlamentar lembrou que são inadmissíveis esses abusos cometidos pelos fiscais que estão desrespeitando o novo Código Florestal usando-o de forma arbitrária abusando do seu poder. “Nós temos hoje um Código Florestal que tem que ser respeitado, e eles não respeitam. O IBAMA, simplesmente, não respeita uma lei aprovada nesta Casa. O que eles pensam que são? Deuses ou semideuses, que estão acima de tudo e de todos, acima da Constituição, acima das leis, acima desta Casa?”, questionou Moreira.
Moreira disse, também, que como representante do povo seu estado, principalmente de quem trabalha e de quem produz, ele denuncia com veemência esses abusos que são cometidos e vai apresentar um requerimento na Comissão de Agricultura, na Câmara dos Deputados, para que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, possa esclarecer esses fatos.
“Vou convocar a ministra e lembrá-la — para que ela lembre àqueles que são ligados ao seu ministério — que leis são feitas para serem cumpridas e não para cada um fazer a sua lei de acordo com a sua autoridade. O IBAMA quer colocar a Amazônia como se fosse um quintal da República ou do Presidente do IBAMA. Respeite Rondônia. Respeite a Amazônia. Eu não aceito esse tipo de coisa”, declarou indignado Moreira Mendes.
Além de denunciar esses abusos com os produtores rurais, o parlamentar criticou, também, as atividades da Comissão do Trabalho que insistem em trazer membros das empresas – Camargo Corrêa e Odebrecht – que atuam no nas duas usinas, Santo Antônio e Jirau, como se lá se praticasse um trabalho desumano e como se as coisas não fossem feitas de acordo com a lei. Segundo o parlamentar, aquelas duas hidrelétricas são exemplos hoje para o Brasil. 
“O ministro do Trabalho, Brizola Neto, junto com o assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijó, estiveram, na semana passada — durante visita ao estado de Rondônia — nas duas usinas, verificando as condições de trabalho daquelas obras importantíssimas para o Brasil. O resultado da visita do ministro e da sua equipe foi o melhor. Ele pôde constatar in loco que lá se respeita o trabalhador, respeita-se o trabalho, a dignidade, as condições são absolutamente ideais para o trabalho no que se refere à moradia, à assistência médica, no que se refere à alimentação. Todas as grandes empresas que trabalham lá — e eu quero destacar Camargo Corrêa e Odebrecht — têm sido um exemplo para o Brasil no que se refere ao cuidado que tem com seus trabalhadores”, esclareceu Moreira Mendes.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS