Véspera de eleição. Chega ao final a corrida eleitoral em primeiro turno na capital rondoniense. Fim da linha para candidatos a vereador e candidatos a prefeito no interior, que não fazem o segundo turno.
Espero ter divertido e alertado sobre bastidores políticos os poucos leitores desta coluna. Fiz o papel de bardo, tipo aquele “Chatotorix” das histórias em quadrinhos que se passa numa lendária aldeia gaulesa. Sei que incomodei, sei que fiz muita gente rir. Mas hão de concordar comigo que a campanha estava morna..
O importante é que neste domingo, todos exerçam seu poder de voto. Com dignidade, sem pressão financeira, sem vendê-lo. Aliás, qualquer situação do tipo “oferta de mimos”, ligue 148 ou 190. Não vamos dar alivio para os fraudadores da nossa frágil Democracia.
Acredito que a movimentação na Internet não pode ser apenas em período eleitoral. Não adianta ficar nas redes sociais (FACEBOOK) apenas na campanha, curtindo charges eletrônicas.
O “bicho” pega depois.
Atualmente o cidadão tem acesso aos portais da transparência para acompanhar atos executivos. Tem o Portal do Ministério Público de Rondônia, onde o cidadão pode enviar sua reclamação ou denúncia via ouvidoria. O Tribunal de Contas publica suas decisões na sua página. Ou seja, dá para o cidadão fiscalizar e cobrar os futuros prefeitos até sem sair de casa.
Tem que ficar claro na cabeça do eleitor que o papel do vereador é fiscalizar. Desacredite se algum fala que vai construir casas, creches, melhorar transporte público e outras balelas. Tudo engodo.
Então fica assim, amanhã de manhã, titulo de eleitor na mão, vergonha na cara e muita fé no futuro.
Porque políticos são passageiros, nossa sociedade não. Somos mais fortes. Somos o povo.
MENSALEIROS
Não podia deixar de contar mais este “causo”, passado bem longe daqui, lá na capital federal, lá pelas bandas do Palácio da Alvorada, residência presidencial.
Conta um amigo que durante a estada de Luis Inácio Lula da Silva, homem simples e do povo, era comum rolar uns churrascos, animados a pagode, cerveja e cachaça, lógico.
Toda a cúpula do Partido dos Trabalhadores era habitue.
Certo dia explode o escândalo do mensalão. O Roberto Jeferson abriu o verbo. Entregou como funcionava o “cala boca” nos parlamentares, onde se entupia a boca da oposição de dinheiro público roubado.
Corre-corre no Planalto Central. Lula chama seus assessores mais próximos para tomar uma “gela” e queimar uma “bananinha” e aproveitarem a noite de sexta feira para discutir estratégias para dissimular a ação marginal perante a opinião pública.
José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares, Dilma Roussef, Gilberto Carvalho...e outros de alto escalão. Cerveja daqui, cachaça pra lá, Lula teria dito..
- Primeiro vamos ter que aumentar a mídia da Petrobras. Desta forma acalmamos os grandes veículos de comunicação...Na Procuradoria e STF dou meu jeito, esqueceram que é eu que nomeio......
- Como anda aquelas obras do PAC? Daqui pra frente vamos tirar dinheiro daí. Manda mais 200 milhões para Porto Velho que lá a coisa funciona. Ali o pessoal sabe mexer o pirão, sem falar que são blindados por nós. Nada de investigação naquele barranco de curva de rio...
- Zé Dirceu, abre mais uma garrafa de cana..
Completamente embriagado, Lula vai dormir e deixa a companheirada bebendo...- Podem ficar...Se acabar a cachaça, manda um jato da FAB até Pirassununga para pegar mais uma garrafa.
- Desconsiderem, o Luis bebeu demais. Onde se viu, Jato supersônico para buscar pinga. Vamos amor, vamos se deitar...pondera dona Mariza, ex-primeira dama...
Logo pela manhã, enquanto o presidente faz seu desjejum matinal, entra o ajudante de ordens...
-Presidente, tivemos um incidente no palácio nesta madrugada. Uma falha imperdoável da segurança.
- O que foi que aconteceu? Desembucha, diz Lula.
Na parede do Palácio apareceu uma “pichação” feita por urina. Estava escrito.
“O Lula é sempre o último saber...”
- Como assim. Isto pode ser enquadrado em atentado terrorista. Nunca na história deste país aconteceu uma insanidade desta, ruge o presidente ressaqueado.
- Quero apuração imediata. Chama todo mundo aqui. Policia Federal, 2ª seção do Exercito, Marinha e Aeronáutica. Chama os melhores peritos criminais. Pega um jato e busca o pessoal do CSI da Televisão lá com o Obama. Chama também os arapongas da Abin. Quero saber quem fez isto comigo. Não entrou nenhum convidado do PSTU? Aqueles arruaceiros..Nenhum dos bêbados do PCdoB estiveram aqui depois que eu fui dormir? Porra...Quero a formação imediata de um gabinete de gestão integrada. Os melhores, quero os melhores...Já na basta o cagueta do Jeferson ter me fudido...Manda um agente da segurança lá na casa daquele gordo petebista, manda lhe dar uma bela porrada na cara. Manda ele dizer que foi uma caixa que caiu do guarda roupa e atingiu seu olho. Senãooooo...
-Marisaaaaa, cadê o sorrisal....merd.....
Dois dias depois, findada a investigação que demandou o trabalho árduo de toda a inteligência brasileira, um relatório é apresentado a Lula. Mais de 300 páginas. Áudios e vídeos da segurança patrimonial do Palácio. Oitiva de sentinelas...
Um agente da Abin se reporta. - Presidente, temos informações sobre o atentado terrorista que o Brasil sofreu, na pessoa de seu mandatário maior. Porém antes posso confessar uma coisa?:
- Só existem neste país, duas pessoas neste país que eu admiro profundamente...Uma é o senhor...A outra pessoa? Quem o senhor mandar eu gostar senhor presidente......diz o araponga..
- Então, de acordo com laudos periciais que foram os mais conclusivos, detectou na amostra da urina coletada, fazendo comparações com nosso banco de dados de “urinas oficiais” que a mesma pertence ao seu amigo José Dirceu...
- Vagabundo, sacana, um cara que tanto ajudei. Que confiei....Onde vamos parar??? Já não se fazem companheiros como antes. Vou ligar pro Bonner e liberar para ele ser fritado pela mídia. Vai segurar sozinho o B.O. do mensalão...Que merda....
- Senhor presidente, tem mais um agravante....Na pichação terrorista, apesar da urina ser do Zé Dirceu, a caligrafia não é compatível com os exames grafotécnicos...Apesar dele ter mijado na sua parede, quem segurava o pênis e escreveu a frase foi a............
- Marisa, cadê minha garrafa de pinga...Vou beber....
HOMENAGEM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Na letra e música de João Paulo Prudêncio, jornalista do Rondoniaovivo e roqueiro nas horas vagas, saudamos nossa frágil Democracia.
Nós aqui só queremos, Justiça para o povo brasileiro