A população do distrito de Rio Pardo, distante cerca de 150 quilômetros de Porto Velho, também recebeu as propostas de mudança do candidato a prefeito Mario Português (PPS). Entre elas, a construção de uma escola em tempo integral e atendimento médico permanente para a localidade.
“Se quem mora na cidade precisa de tudo, a situação dos moradores dos distritos e do Baixo Madeira é ainda pior. Isolada, a população está abandonada, desemparada e sem esperanças. Mas, por isso que sai candidato: para mostrar que é possível fazer muito mais com menos e administrar com seriedade”.
A situação da escola municipal improvisada em um barracão, sem nenhum conforto aos professores e alunos, com estudantes precisando assistir aulas debaixo de uma árvore, foi relatada pelos moradores ao candidato, que ficou indignado e visitou a unidade escolar.
“Isso é desumano, é revoltante é uma vergonha. Gente, deixar a situação chegar a esse ponto, comprova o descaso, a falta de compromisso e de planejamento. Assumo o compromisso de começar em 2013, caso seja eleito, a construção de uma escola decente”, anunciou.
Segundo Mario, tão logo assuma a prefeitura, vai determinar que o projeto de uma escola, atendendo em tempo integral aos alunos do distrito, seja feito. “Vou buscar recursos externos, vou economizar, vou dar um jeito, mas essa situação das crianças, na minha gestão, vai mudar”.
Outra reivindicação da comunidade é com a falta de médicos, de medicamentos e de um posto de saúde. “Aqui só tem um posto para exames de malária. Qualquer coisa e precisamos levar o paciente para Buritis ou Porto Velho. Nossa esperança é que os eu Mario seja eleito e mude essa realidade, pois estamos abandonados”, relatou o líder comunitário Salvador da Cruz Filho.
Melhorias e manutenção na estrada ligando o distrito à BR-364; energia elétrica confiável (hoje o distrito conta com energia de um gerador, que atende em horários alternados durante o dia e á noite fica ligado até às 22 horas), apoio para a agricultura e intermediar a regularização das áreas também foram solicitadas.