São três os principais problemas relatados pelos representes públicos do município de Ariquemes, segurança pública, saúde e educação.
Em plenária, na sessão que está sendo realizada em Ariquemes na tarde desta terça-feira (13), o Promotor de Justiça, Átila Sales, afirmou que existe uma necessidade em ser dado um apoio maior do poder público estadual para ajudar a questão do controle da violência, problema que não afeta apenas Ariquemes, mas também municípios próximos como Cujubim, Buritis e Monte Negro.
Já de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, Valmir Francisco (PT), o município necessita de um apoio maior à educação e falou aos deputados que Ariquemes possui um grande contingente de alunos em salas de aula, e por esse motivo o gasto para manter esses alunos acaba pesando bastante para o “bolso” do município. O vereador destacou também que a necessidade de melhorias na educação engloba os ensinos fundamental, Médio e Superior.
Já para o prefeito de Ariquemes, Marcio Raposo, um dos problemas que mais foram enfatizados foi a questão da saúde, o prefeito afirmou que no ano passado gastou um total de 25% do orçamento municipal apenas com saúde, fato que compromete as outras atividades da prefeitura.
Porém Márcio Raposo agradeceu o valor de cinco milhões de reais repassados para a saúde do município, além de um aditivo de duzentos e cinqüenta mil reais, no repasse do estado para a saúde do município de Ariquemes, que está prestes a ser concretizado.
Todos os representantes de Ariquemes que discursaram na plenária agradeceram a oportunidade de poder acompanhar uma sessão plenária no município.
O projeto Assembléia Itinerante é de autoria do deputado Valter Araújo, e realiza a aproximação dos deputados com os moradores dos municípios rondoniense.