Plenário da Câmara impõe mais uma derrota ao prefeito Sobrinho - Por Valdemir Caldas

O plenário da Câmara Municipal de Porto Velho impôs mais uma derrota ao prefeito Roberto Sobrinho (PT), nesta segunda-feira (9), ao rejeitar, por dez votos contra quatro, o veto total do Poder Executivo aposto ao projeto de lei nº 2532/2009, de autoria do

Plenário da Câmara impõe mais uma derrota ao prefeito Sobrinho - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O plenário da Câmara Municipal de Porto Velho impôs mais uma derrota ao prefeito Roberto Sobrinho (PT), nesta segunda-feira (9), ao rejeitar, por dez votos contra quatro, o veto total do Poder Executivo aposto ao projeto de lei nº 2532/2009, de autoria do vereador Cláudio da Padaria (PC do B), que institui o passe livre nos ônibus urbanos aos presidentes de associações comunitárias.
 
Pelo projeto, as empresas concessionárias ficam obrigadas a isentar os líderes comunitários do pagamento de tarifa nos coletivos. A carteira de identificação será emitida pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SEMTRAN), mediante a apresentação de documentos pessoais do interessado, além da cópia da ata e do termo de posse devidamente registrados em cartório e só poderá ser utilizada nos dias úteis, em horário comercial.
 
Não vou entrar no campo minado da legalidade. Deixo isso para os ditos doutores do direito. Prematuro, portanto, é falar-se em inconstitucionalidade quando a matéria sequer foi promulgada. Já na seara da técnica legislativa, não tenho dúvidas de que o projeto padece de falhas (minúsculas, é verdade, quando confrontadas com o seu caráter social), que podem ser sanadas antes da promulgação.
 
Mas que garantir o acesso gratuito dos presidentes de associações nos coletivos, o Poder Legislativo relevou sua posição de caixa de ressonância dos anseios sociais. Como disse o vereador Hermínio Coelho (PT), a maioria dos projetos que sai de seu gabinete, reflete o sentimento da comunidade.
 
O político tem que ser o registrador hábil das necessidades populares, ou seja, tem que saber entender, com precisão, os desejos contidos na alma popular, para poder transformá-los em preceito de lei. Afinal, a ordem política tem como supedâneo a vontade do povo.
 
Mas nem sempre tem sido assim. Muitos permanecem surdos às exigências éticas da sociedade, insistindo em práticas que revelam mais que a incompreensão do papel que deveriam desempenhar. Na prática, o que demonstram é total desprezo pela opinião pública, que só merece atenções quando se aproximam as eleições e estão disponíveis os palanques de campanha.
 
Pior, contudo, é que ao defeito da surdez de que padecem muitos políticos, ajunta-se o da cegueira, fechando os olhos para as dificuldades por que passam seus concidadãos, aprofundando, destarte, ainda mais o fosso que os separa do cidadão comum.
 
Quer queira, quer não queira, o presidente de associação é um legítimo representante da comunidade. Ele é a ponte entre a população de seu bairro e o poder público, embora o prefeito Roberto Sobrinho (PT) não o veja dessa maneira, tanto que vetou, na integra, a proposta do vereador comunista, alegando que “os líderes comunitários não são considerados financeiramente hipossuficientes a merecer (sic) a graciosidade”.
 
É bem verdade que muitos deles não fazem absolutamente nada, a não ser transformar as instituições as quais presidem em instrumento de barganha, principalmente, nos períodos eleitorais, mas não é justo ferretear todos com o desdouro da esperteza.
 
Ao mandar às favas o veto do Poder Executivo, o plenário da Câmara Municipal revelou não somente independência legislativa, mas, também, a verdadeira natureza daquela instituição, ao ensejo em que ratificou a sua preocupação com os clamores sociais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS