A Comissão de Fiscalização e Controle Externo da Assembléia Legislativa de Rondônia vai acompanhar o desenvolvimento das obras das hidrelétricas do Rio Madeira. Durante sessão plenária, foi aprovado requerimento de autoria do deputado Miguel Sena (PV), propondo ação direta dos parlamentares, no desenvolvimento das ações do consórcio responsável pela construção das usinas de Santo Antônio e Jirau.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Miguel Sena após o mesmo ter recebido uma série de denúncias de moradores de comunidades ribeirinhas que estão sofrendo com as conseqüências originadas por essas obras, as quais mudaram radicalmente o cotidiano do município, nas áreas rural e urbana.
Segundo Miguel Sena são várias as críticas e denúncias, e complementou: “Esses consórcios apresentam-se como empresas poderosas e que não devem obrigações a ninguém”. Ao concluir afirmou o parlamentar ser necessário maior rigor dos órgãos de fiscalização ambiental, diante dos estragos ambientais que o consórcio vem promovendo, inclusive quanto ao aspecto social e o atendimento aos ribeirinhos.