Marinha, Nazif, Valverde, Raupp e Expedito Júnior foram os destaques de RO em 2008 - Por Paulo Queiroz

Marinha, Nazif, Valverde, Raupp e Expedito Júnior foram os destaques de RO em 2008 - Por Paulo Queiroz

Marinha, Nazif, Valverde, Raupp e Expedito Júnior foram os destaques de RO em 2008 - Por Paulo Queiroz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

1 – DESTAQUES 2008
Ainda no embalo dos balanços de final de ano, no âmbito da bancada federal rondoniense, cumpre informar que dos 11 representantes do pedaço, por critérios que contemplam desde a pura visibilidade mais acentuada até o valor do desempenho individual (se bem que uma coisa comumente puxa a outra), cinco se destacaram dos demais conforme levantamentos vários realizados pelos setores da imprensa especializados em perscrutar a atividade parlamentar no Congresso Nacional.
Destes, quatro – os senadores Expedito Júnior (PR) e Valdir Raupp (PMDB) e os deputados Mauro Nazif (PSB) e Eduardo Valverde (PT) –, destacaram-se pelas ações com repercussão em todo o país, portanto observadas tanto pelo público externo quanto pelos representados propriamente ditos. E um, melhor dizendo, uma pelo diligente e volumoso trabalho que, embora de interesse geral, mexe prioritariamente com o eleitorado nativo – a deputada Marinha Raupp (PMDB). Aos fatos.
Pelo segundo ano consecutivo – ainda mais que se tratam dos seus dois primeiros anos de experiência na instituição -, o deputado Mauro Nazif logrou o mérito de ser incluído entre os parlamentares mais assíduos do plenário da Câmara, sendo que neste ano de 2008 conseguiu estabelecer a marca inédita - no que diz respeito à história da representação local – de 100% de comparecimento às sessões da Casa. No ano passado havia sido destacado pela mesma razão, porém com o registro de uma falta, ainda que devidamente justificada por motivo de saúde, com atestado médico e tudo encaminhado à mesa diretora.
Neste final de ano, porém, o nome Mauro Nazif correu o país na lista dos mais assíduos junto com os de Antônio Bulhões (PMDB-SP), Beto Faro (PT-PA), Eliene Lima (PP-MT), Emanuel Fernandes (PSDB-SP), Flávio Bezerra (PMDB-CE), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Jofran Frejat (PR-DF), Leonardo Vilela (PSDB-GO), Manato (PDT-ES), Paulo Rocha (PT-PA), Pedro Chaves (PMDB-GO), Pedro Fernandes (PTB-MA), Pedro Wilson (PT-GO), Roberto Santiago (PV-SP) e Tadeu Filippelli (PMDB-DF).
2 – GOGÓ E RIBALTA
Embora frequentemente mencionado pela relevante atuação no setor de relações trabalhistas (combate ao trabalho escravo, limites à terceirização, estatuto do artesão entre várias outras iniciativas) e por sua permanente vigília em defesa das questões locais, o deputado Eduardo Valverde terminou sendo notabilizado no ano que passou como um dos campeões do microfone em 2008 da Câmara – na realidade, o vice-campeão do período na modalidade.
Excluindo o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que fala muito pois preside as sessões, os deputados Mauro Benevides (PMDB-CE) e Eduardo Valverde lideraram o ranking dos parlamentares que mais discursaram da tribuna do plenário, deram palpites nas falas de colegas, entre outras maneiras de manifestação oral, segundo levantamento do Departamento de Taquigrafia da instituição. O peemedebista aparece com 476 participações (mais de duas intervenções por dia consideradas as cerca de 180 sessões anuais), quase o dobro do petista, que atingiu 281 (mais de uma vez por dia) discursos e apartes. Haja gogó.
Em termos de visibilidade na imprensa, no entanto, o parlamentar rondoniense de que mais os brasileiros ouviram falar em 2008 foi, de longe, o senador Valdir Raupp. O indicativo é extraído da quantidade de citações nos cinco jornais de maior e mais abrangente circulação nacional. Até pela condição de líder da sua bancada na Casa e presidente regional do partido no seu Estado, Valdir Raupp terminou o ano totalizando 79 citações no “Correio Braziliense”, 71 referências em “O Globo”, 45 menções na “Folha de S. Paulo”, 35 aparições em “O Estado de S. Paulo” e igual número de vezes no “Jornal do Brasil”, somando 265 notícias com seu nome nos veículos que pautam o noticiário do país.
No pior momento, um assessor – José Roberto Paquier – foi apanhado num grampo comprometedor. Raupp o demitiu. Segundo a PF, não havia participação do senador. No melhor, seu nome apareceu cogitado para disputar a presidência e a vice-presidência da Casa.
3 – MÃOS ÀS OBRAS
No que diz respeito à produção legislativa, o senador Expedito Júnior encerrou o ano de 2008 com o primeiro lugar entre os 81 senadores que apresentaram proposições (incluindo propostas de emenda à Constituição, projetos de lei e projetos de resolução). Ao todo, foram 44 proposições, enquanto o segundo lugar, o senador Cristovam Buarque (PT-DF), apresentou 43, e o senador Paulo Paim (PT-RS), 34. Os demais senadores de Rondônia apresentaram juntos 14 propostas: Fátima Cleide (PT), seis, e Valdir Raupp, oito.
Levando em conta a atual legislatura (2007 e 2008), o senador Expedito Júnior está em segundo lugar, com 83 proposições apresentadas. Paulo Paim está em primeiro - com 88 - e Cristovam Buarque em terceiro - com 71. Entre os projetos de maior destaque apresentados por Expedito Júnior estão o que prevê a dedução do aluguel no Imposto de Renda e o que garante o adicional de insalubridade aos agentes comunitários de saúde e combate a endemias.
Em termos de resultados para o Estado, a campeã disparada é a deputada Marinha Raupp. Seja pela experiência acumulada nos quatro mandatos ininterruptos, seja pela extrema habilidade, o fato é que, neste momento, não há rondoniense mais influente e com mais desenvoltura para encaminhar demandas na esplanada dos ministérios do que a deputada Marinha Raupp.
É claro que a condição de mulher do líder da maior bancada aliada no Senado ajuda. Mas já antes disso sua movimentação pelos labirintos do poder rendiam grandes benefícios ao Estado. Pela impossibilidade de enumerar todas, cite-se apenas a sua proeza mais recente em 2008 – a inclusão do asfaltamento da BR-429 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Não por acaso seu nome vem sendo insistentemente citado nos bastidores como uma das melhores opções do PMDB – senão a melhor – para ocupar a candidatura do partido para disputar o governo em 2010. E pelo que se viu nos parágrafos anteriores, não será surpresa se tiver como principal concorrente o senador Expedito Júnior.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS