A Assembléia Legislativa de Rondônia fez uma doação de trinta mil reais para o bloco Maria Fumaça premiar “o melhor trio elétrico” num suposto concurso que teria sido realizado durante a apresentação da cantora Cláudia Leite / Extravasa no parque de exposição no último dia 26. Acontece que as mais de 10.000 pessoas que estavam presentes no evento não viram o referido concurso entre trios musicais, garantindo que tudo não passa de um golpe para desviar recursos públicos para pagamento de atividade que não é permitida pela legislação da casa.
Segundo consta do termo de cooperação número 0067/2008, publicado no Diário Oficial da Assembléia Legislativa de Rondônia no dia 29 de setembro, o apoio financeiro, com dinheiro do orçamento do Poder Legislativo, foi destinado ao pagamento de premiação em dinheiro ao primeiro colocado no “Concurso Melhor Trio Elétrico”, realizado no dia 26 de setembro, no Parque de Exposições de Porto Velho, durante a edição do Projeto Cláudia Leite Extravasa.
Na noite de sábado passado, o bloco Maria Fumaça trouxe a Porto velho a cantora de axé, Cláudia Leite para um mega show na cidade. Os conhecidos abadas, tipo de camiseta que serve como ingresso, foram vendidos a mais de 100 reais a unidade. Alguns milhares de peças foram comercializadas. O evento teve inicio por volta de 21hs, logo após a abertura do portões do parque de exposição. Dentro do parque, dois trios elétricos estavam estacionados.
Uma primeira banda, a Estação do Trem se apresentou num trio elétrico, fazendo o pré-show. Por volta de 22h30, Claudia Leite começou a “dar a volta no trio”, no caminhão oficial do bloco que era puxado pelo “cavalinho”da auto escola Harmonia. Diversas pessoas contatadas pela reportagem são unânimes em afirmar que não viram, nem ouviram durante todo o show qualquer menção ao suposto concurso entre trios, fazendo a crer que tudo não passou de uma “chicana” jurídico administrativa para passar dinheiro para o bloco que pertence ao irmão do deputado Amauri Santos.
A casa de leis já patrocinou concurso de garota no reduto eleitoral do deputado estadual Neodi Carlos de Oliveira (PSDC), presidente do Poder Legislativo Estadual; corrida de MotoCross no município do vice-presidente (Ouro Preto do Oeste), Alex Testoni (PTN); e festival de pára-quedismo em Guajará Mirim, tudo com dinheiro público, sempre com o artifício que se trata de doação para premiação.
O esquema funciona assim: a Assembléia libera o dinheiro de seu orçamento para festas no reduto eleitoral do parlamentar, que aproveita a ocasião para posar de benemérito, como se ele estivesse doando os recursos. Nos locais são afixadas faixas de agradecimento ao parlamentar e os apresentadores dos shows não se cansam de enaltecer o papel do deputado na liberação do dinheiro que proporcionou o evento à população.
CONCURSO
Segundo o organizador do show, o popular Zezinho do Maria Fumaça, dois trios elétricos se inscreveram para o concurso que não foi anunciado para a população. O Trio 40 Graus e o Trio Criativada, sendo que após julgamento dos jurados. Zezinho não soube informar o nome dos membros da banca examinadora, nem quais foram os quesitos avaliados no certame, afirmando que foi declarado campeão o trio 40 graus, justamente o que levava a cantora. Não houve premiação em dinheiro para o segundo colocado.