O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Cralos de Oliveira (PSDC), acusou a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, de “rasgar a Constituição” ao conceder liminar em ação popular impedindo a njomeação e posse do deputado estadual Chico Paraíba (PMDB) no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia.
Neodi deu esta declaração durante entrevista no programa Falando a Verdade, na Rádio 95 FM, de Candeias do Jamari, apresentado pelos radialistas Eudes Lustosa e Rita Furtado.
“Chico Paraíba só não assume o cargo se não quiser; a decisão da Assembléia Legislativa é soberana. Ele preenche todos os requisitos e nunca foi condenado. A juíza rasgou a Constituição. Ela pré-julgou o deputado e afrontou o Legislativo”, disse Neodi, acrescentando que Inês Moreira foi “desrespeitosa” na sua decisão. O presidente da Assembléia disse ainda que a Assembléia vai entrar com recurso para derrubar a liminar.
Em determinado trecho da entrevista, aproveitando um comentário da apresentadora Rita Furtado, Neodi deu uma alfinetada na Justiça. “Tivemos aqui no Judiciário de Rondônia uma questão pesada”, afirmou Neodi, referindo-se à operação Dominó, quando o presidente do Tribunal de Justiça e um juiz auxiliar acabaram presos.
Neodi, no entanto, não comentou o seu próprio envolvimento em processos que apuram desvio de dinheiro da Assembléia Legislativa, no mesmo período, por meio de uma suposta folha de pagamento paralela.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Juíza suspende ato de nomeação e posse de Chico Paraíba para conselheiro do TCE - Confira íntegra da decisão
*
Neodi garante que renuncia a presidência e ao mandato se a credibilidade da Assembléia não for resgatada
*
EXCLUSIVO - veja a relação das 49 pessoas indiciadas pela Polícia Federal na "Farra das Passagens Aéreas"
*
DOMINÓ - Polícia Federal pediu a prisão de 23 deputados estaduais, confira os nomes: