Numa convenção tranqüila e sem grandes surpresas, o Partido Popular Socialista (PPS), presidido em Porto Velho por Guilherme Erse, homologou a coligação do partido na disputa majoritária com o Partido Verde (PV). Na prática o PPS oficializou apoio a candidatura do deputado federal Lindomar Garçom único indicado como pré-candidato a prefeito da capital pelo PV.
“Considero que foi uma decisão democrática, pois mesmo tendo somente a executiva o poder de decidir o que estava em pauta, colocamos em plenária e deixamos que os filiados e também pré-candidatos a vereador do PPS manifestassem claramente sua opinião, através de voto, quanto ao que seria melhor para o partido em termos de aliança”, explicou Erse.
O presidente enumerou os sete “possíveis” pré-candidatos ( Roberto Sobrinho, Lindomar Garçom, Davi Chiquilito, Adilson Siqueira, Hamilton Casara, Mauro Nazif e Alexandre Brito) e abriu para que os convencionais colocassem seus nomes à disposição para a apreciação quanto a uma postulação a candidatura própria, ou a indicação à vice-prefeito.
Por unanimidade, os convencionais votaram pela coligação com o PV e não houve nenhuma indicação à vice.
PROPORCIONAL
O PPS apresentou a proposta de coligação na proporcional com o Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Segundo Erse, o PHS tinha uma nominata completa, com bons nomes para concorrer na disputa. Portanto, achava que com esta coligação os dois partidos juntos tinham condições de eleger de dois a três vereadores.
A proposta também foi aceita por unanimidade e ficou acertado que PPS e PHS teriam cada um 16 candidatos que disputariam uma vaga na Câmara Municipal. A convenção homologou o nome dos 16 candidatos do PPS, sendo três mulheres, e aguarda agora pela convenção do PHS que acontece no próximo domingo(30), na Quéops para concluir a nominata da coligação