Abrace Rondônia realiza ato cívico para cobrar reforma e transparência política
*O Movimento ABRACE RONDÔNIA Democrático, pela Ética e contra a Corrupção realizou ato cívico na noite de segunda-feira, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil para reavivar a lembrança da sociedade quanto às denúncias de corrupção na administração pública, pregar a valorização da cidadania, o voto consciente e a necessidade de reformas nas instituições e uma reforma política urgente. Profissionais liberais, acadêmicos, pastores, lideranças sindicais, lideranças comunitárias e representantes das cerca de 50 entidades que compõem o ABRACE RONDÔNIA participaram do ato, considerado como o pontapé inicial para a grande caminhada cívica que será realizada no dia cinco de outubro.
*No ato cívico, a OAB aproveitou para fazer uma prestação de contas à sociedade, apresentando o relatório da comissão de advogados designada para acompanhar as investigações na Assembléia Legislativa, no Ministério Público e na Polícia Federal.
*Um dos assuntos abordados no ato cívico foi o abaixo assinado da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pede apoio para introdução de Emenda à Constituição Federal trazendo profundas mudanças no sistema político e eleitoral do país. Pela proposta, acabam-se as maquiagens, troca de partidos em véspera de eleição e os truques para enganar o eleitor. São previstas alterações para o funcionamento das Casas no Congresso, evitando a troca de partidos em razão das eleições das Mesas Diretivas.
*O ato, que inicialmente seria um encontro de preparação das instituições que participam do Movimento Democrático pela Ética e contra a Corrupção, acabou se transformando numa manifestação pacífica com a presença de quase 200 pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade. Debateu-se o problema da corrupção na administração pública, o regime democrático e suas implicações e a vigília que a sociedade deve manter para exigir transparência da classe política.
*O arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, proferiu palestra abordando a definição de democracia, fundamentos éticas da democracia, a dignidade da pessoa humana, o princípio da solidariedade, valores frente ao ideal democrático e o bem comum é o novo nome da Justiça, em que apontou caminhos a ser seguido para o fortalecimento e aperfeiçoamento do sistema democrático.
*O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Orestes Muniz, abriu os trabalhos conclamando a sociedade a participar da construção de um futuro melhor, cobrando hoje dos homens públicos o compromisso com o bem comum que deve ser legado às gerações futuras. O embasamento para essa cobrança, segundo apontou Orestes Muniz, está nos artigos 3º e 37 da Constituição Federal. ?Se os nossos representantes tiverem esses dois artigos como guia de suas condutas, não haverá desvios?, anotou.
*Também fizeram uso da palavra o coordenador do Comitê da OAB pela Ética e Contra a Corrupção, advogado Rochilmer Mello da Rocha Filho, o padre Luiz Ceppi, da Comissão Justiça e Paz e representante do Transparência Rondônia, e o professor e doutor em filosofia, Rodolfo Jacarandá. Representando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor), o jornalista Lúcio Albuquerque leu o manifesto do movimento Abrace Rondônia. Ao final do ato cívico, todos os presentes assinaram o manifesto.