O líder da bancada do PPS na Câmara, vereador e médico Donald Fernandes (PPS), afirma que o senador Tião Viana (PT-AC) faz por merecer o apelido que lideranças do Vale do Juruá, sobretudo de Cruzeiro do Sul, deram a ele. O senador foi batizado por moradores do Vale do Juruá como “Tião Malária”.
*O apelido, segundo o vereador Raimundo Alfredo, o Meury (PSDB), é uma alusão à falta de sensibilidade e responsabilidade do senador em relação à epidemia de malária existente nos municípios do Vale do Juruá, notadamente em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, onde mais da metade dos moradores já contraiu a doença.
*Donald lembra que não apenas a malária, mas outras doenças também atacam a população da capital e do interior. No caso do Vale do Acre, segundo Donald, se o senador e o governo tivessem o mínimo de respeito e compromisso com a saúde do povo acreano, não teriam deixado a malária atacar o Vale do Juruá.
*O vereador diz ainda que Tião foi eleito dizendo que faria um mandato temático. “Por ser médico, todos tinham a certeza de que o tema seria a saúde. Mas o mandato está chegando ao fim e o tema é outro. O senador prefere se preocupar em proteger Antônio Palocci a fazer algo capaz de combater a malária”.
*Ainda segundo Donald, enquanto a malária mata gente no Juruá, na capital e em outros municípios, a população é atacada por outras doenças como leptospirose, hepatite, virose, febre amarela, entre outras. O agravante, segundo vereador, é que o governo não leva nada a sério. Ele cita como exemplo o caso do escândalo das quatro toneladas de medicamentos que foram jogadas no lixo com prazo de validade vencido.