Informações recebidas pelo Rondoniaovivo nesta manhã de sexta-feira (19) mostra nova ação da Polícia Federal (PF) contra garimpos ilegais, ao longo do rio Madeira. Desta vez foi registrada na Ilha do Tambaqui, uma comunidade tradicional no município de Humaitá, Sul do Amazonas. Nesta semana já foram queimadas mais de 100 dragas que faziam extração ilegal de ouro no trecho entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM).
Moradores citam que os próprios garimpeiros incendiaram dragas ao perceber a chegada da Polícia Federal. Houve dispersão de pessoas com uso de gás e tiros de festim que são cartuchos de munição que simulam disparos de armas de fogo sem a presença de um projétil sólido.
A Operação Boiuna envolve agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública. As ações foram concentradas no leito do rio Madeira, entre os municípios de Manicoré e Humaitá, no Amazonas. A ação é em cumprimento a mandado judicial expedido pela Justiça Federal.
Servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) acompanham a operação, adotando providências quanto às condições precárias de trabalho a que são submetidos os trabalhadores encontrados nas balsas.