Desde o dia 12 de maio de 2024, o venezuelano José Leonidas Vizcaya Monsalve, 29 anos, estava desaparecido, seu caso tomado por um rumo trágico e enigmático. Fragmentos de uma ossada humana carbonizada foram descobertos na área urbana de Machadinho do Oeste, gerando incertezas sobre o seu destino.
O local foi periciado pela Polícia Técnico-Científica de Rondônia, e o material foi encaminhado para exames laboratoriais em Porto Velho. A mãe de José, senhora Dilia Del Carmen Monsalve, que mora na Venezuela, esteve no laboratório de DNA da POLITEC em Porto Velho, onde forneceu amostras de material genético.
Peritos Criminais realizaram exames minuciosos de análise e comparação do perfil genético extraído da ossada encontrada e da mãe de José. Os resultados foram conclusivos e confirmaram o grau de parentesco materno entre a senhora Dilia e a ossada humana, possibilitando a identificação do corpo de José Leonidas.
O laudo pericial já foi encaminhado à delegacia de Machadinho do Oeste. O desfecho do caso trouxe um certo alívio aos familiares de José Leonidas, que enfrentaram dor e incerteza desde seu desaparecimento, além de reforçar a importância do trabalho pericial da Polícia Técnico-Científica em casos de desaparecimento.