OVERDRIVE: Operação da PF mira servidores do Detran envolvidos em esquema criminoso

O esquema potencialmente utiliza despachantes e servidores públicos de órgãos de trânsito para a baixa de gravames tributários

OVERDRIVE: Operação da PF mira servidores do Detran envolvidos em esquema criminoso

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (07) a segunda fase da operação Overdrive, com mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Vilhena.
 
Os mandados foram cumpridos nas  cidades de Vilhena, Comodoro/MT, Campos de Julio/MT.
 
A operação investiga a compra de veículos automotores com desconto de tributos por meio da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim para posterior revenda, com ou sem o uso pelas transportadores envolvidas.
 
O esquema potencialmente utiliza despachantes e servidores públicos de órgãos de trânsito para a baixa de gravames tributários registrados nos documentos dos veículos para que sua venda possa ser feita por valores de mercado e por pessoa de boa fé, com lucro, portanto, para os envolvidos.
 
Com a deflagração da operação, três servidores de órgãos de trânsito na região foram afastados de seus cargos e também há ordem judicial para que os envolvidos não se comuniquem, além dos já mencionados mandados de busca que servirão para angariar provas dos possíveis crimes de falsificação de documentos, sonegação fiscal e inserção de dados falsos em sistemas.
 
A Polícia Federal informa, ainda, que as investigações continuam já que há uma considerável quantidade de envolvidos e grande número de veículos que foram objeto de fraude, segundo se apurou até o presente momento.
 
Overdrive é a denominação que se dá a uma das marchas de veículos de transporte que economizam combustível.
 
Veja nota do Detran: 
 
Nota de Esclarecimento
 
 
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia esclarece que não há envolvimento de nenhum servidor da autarquia na “Operação Overdrive”, deflagrada pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (7), em Vilhena.
 
A “Operação Overdrive” investiga a compra de veículos automotores com desconto de tributos, com envolvimento de despachantes e servidores públicos para baixa de gravames tributários. 
 
O Detran informa que não houve busca e apreensão em nenhuma unidade da autarquia no Estado e nem nas residências de servidores do órgão. 
 
O Detran tem colaborado com todas as investigações, tem contribuído com a Polícia Federal no sentido de esclarecer e combater a prática de crimes.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS