O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, destacou o empenho dos policiais militares no cumprimento da missão
Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foram 24 horas ininterruptas de Operação Tiradentes desencadeada numa ação conjunta da Polícias Militares e Bombeiros Militares de todos os Estados do Brasil, com o objetivo de implementar ações de segurança pública sendo empregado, em Rondônia, mais de 1.500 policiais militares. Desencadeada pela Polícia Militar de Rondônia, a operação resultou em mais de 3 mil abordagens; 79 veículos apreendidos; 5 veículos recuperados e 53 pessoas presas ou apreendidas (no caso menores de 18 anos) em flagrantes delito.
A Operação Tiradentes – Adsumus foi desenvolvida de acordo com as peculiaridades de cada Estado. Em Rondônia, as ações foram coordenadas visando agir em pontos estratégicos. A operação teve início às 7 horas de quarta-feira (24), se estendendo até às 7 horas de quinta-feira (25), planejada e coordenada pelo CNCG (Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) e realizada de acordo com decisão unânime tomada na última reunião ordinária do conselho.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, destacou o empenho dos policiais militares no cumprimento da missão tendo como fim único a garantia do patrimônio e da integridade física dos cidadãos. “A operação empregou em todo o país um efetivo superior a 100 mil policiais militares e nosso foco principal está no combate à criminalidade. Foram ações desencadeadas de forma contínua e a PM de Rondônia entregaremos mais de 1.500 policiais durante os três turnos de atividade, com apoio de quase de 400 viaturas”, enfatizou o comandante geral.
O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, enalteceu todo o trabalho e argumentou que a Operação Tiradentes demonstrou ser eficaz. “O uso e emprego de vários policiais de uma só vez causou de forma impactante e de imediato na redução dos índices de criminalidade. As ações demonstraram ser eficazes e garantem uma tranquilidade à sociedade. Ainda não há condições de manter com essa mesma intensidade diariamente, mas é claro que há intenção de repetir operações deste nível como essa de iniciativa do CNCG. Tivemos também em paralelo, a Operação desencadeada pela Polícia Civil que ambas resultaram na prisão de foragidos, recuperação de veículos, bem como outros dados referentes à Segurança Pública”, disse o secretário.
Comandante divulgou à imprensa o balanço da operação em Rondônia
A operação teve grande impacto sendo reconhecida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, destacando, inclusive, que a Adsumus é considerada uma das maiores operações de segurança pública do país. “O próprio nome da operação Adsumus significa estar presente, que mostra a presença e que a polícia está atenta às reclamações quanto aos crimes. Na parte do Ministério, queremos fazer o possível para ajudar nessas operações. Um evento dessa espécie, reforça a importância do trabalho dos policiais e bombeiros militares na segurança pública e proteção do cidadão comum”, afirmou o ministro Sergio Moro em entrevista nacional.
Resultados da Operação
Conforme apresentado pelo Comando da Polícia Militar, em 24 horas e Operação Tiradentes foram obtidos os seguintes resultados:
1580 Policiais empregados
399 viaturas empregadas (todos os tipos)
1046 ligações recebidas no telefone 190 / 193
172 boletins / registros de ocorrências atendidas
12 TCO lavrados pela PM
328 ações preventivas / educativas PM/BM realizadas
150 ações repressivas PM/BM realizadas
379 perícias e vistorias PM/BM realizadas
3151 pessoas abordadas
243 pessoas atendidas / envolvidas nas ocorrências
53 pessoas presas ou apreendidas em flagrante delito
9 pessoas presas em cumprimento de mandados judiciais (exceto captura de foragidos)
3 foragidos recapturados
5 veículos recuperados
79 veículos apreendidos / retidos / removidos
2 armas apreendidas
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!