Foi divulgado na manhã desta quarta-feira (20) em coletiva de imprensa realizada na SESDEC (Secretaria de Segurança da Defesa e da Cidadania) o nomes dos três policiais militares e de mais duas pessoas envolvidas em crimes de homicídio na região de Jacy-Paraná, cerca de 90 km da capital.
Cumprindo cinco mandados de prisão foram presos os policias militares: Cabo Paulo César, PM Jô e PM De Assis. De acordo com o Coronel da Polícia Militar Faller, os policiais não reagiram a prisão, apesar do PM De Assis estar armado no momento da operação. Ainda foram presas mais duas pessoas, Claudinei do Nascimento e Givanildo Bezerra da Silva, todos eles do distrito de Jacy. Givanildo também estava armado no momento da prisão.
Jacy Paraná era um pequeno distrito que rapidamente tomou proporções de cidade a partir do momento em que foi assinada a autorização para a construção da Usina de Jirau. Daí em diante, terrenos foram ficando cada vez mais valorizados, pontos comerciais passaram a ser disputados e o inchaço populacional tornou o pacato distrito em um local de índices crescentes de criminalidade.
A investigação
O numero elevado de homicídios fez com que a Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar, iniciasse um trabalho de investigação no distrito, porém o medo dos moradores locais em denunciar os criminosos que estavam agindo impunemente dificultava o processo de identificação dos suspeitos.
A situação só começou a melhorar para os investigadores quando duas testemunhas resolveram falar tudo que sabiam, inclusive oferecendo a polícia nomes e datas dos locais do crime. Essas informações era o que faltava para a liberação do mandado de prisão preventiva de cinco homens, entre eles os três policiais.
A operação
A operação realizada para cumprir o mandado de prisão preventiva dos suspeitos começou na madrugada desta quarta feira (20), em uma ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil, encabeçada pelo titular da Delegacia de Homicídios Dr. Marcio Mendes.
A prisão preventiva tem periodicidade de 30 dias podendo ser prorrogada mais uma vez pelo mesmo período. Os três policiais presos eram lotados em Jacy-Paraná.
Comunidade de Jacy-Paraná
De acordo com o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, tenente coronel PM Sena, o Distrito será beneficiado com o dinheiro proveniente da compensação das usinas, pois será instalada na localidade, uma unidade do Corpo de Bombeiros e uma central da UNISP (Unidade Integrada de Segurança Publica).
“Tudo isso será realizado para evitar que fatos como esses não voltem a ocorrer, e que a comunidade de Jacy-Paraná possa sentir-se tranqüila”, afirmou o secretário de segurança.
Denúncia
As investigações continuam na localidade, porém o medo dos moradores que presenciam os fatos muitas vezes dificulta o trabalho dos policiais. Nesse pensamento durante a coletiva os representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Secretária Estadual de Segurança Pública, garantiram a total segurança dos cidadãos que decidirem denunciar os reponsaveis por esses atos de violência que vem acontecendo em Jacy-Paraná.
Através dos telefones 069 3216-8965/3216-8810 (ambos funcionam 24h) os cidadãos de Jacy e Porto Velho que decidirem realizar denuncias sobre esse caso podem ligar e terão sua identidade resguardada.