Seis adolescentes do Centro do Menor Sentenciado – Unidade II localizada no presido “Pandinha”, zona rural da capital, foram encaminhados para a Central de Polícia por danos ao patrimônio público na noite desta quarta-feira (13). Conforme descrito no boletim de ocorrência 6095/2008, por volta das 23h, os adolescentes do bloco A 3 e 7, sem motivo aparente começaram a depredar o alojamento.
Ao serem questionados pelos monitores sobre os motivos da depredação começaram a xingar a equipe com palavras de baixo calão. Logo em seguida, os monitores observaram que os menores que estavam no alojamento 7 forçavam a porta de entrada vindo a danificar a coluna e toda a estrutura da mesma.
No mesmo momentos, os menores do alojamento 3 passaram a quebrar o suporte de concreto dos dormitórios. Nessa ação, os internos conseguiram soltar os vergalhões que sustentavam as camas e passavam este material para os colegas que estavam no alojamento 7 afim de reforçar a agitação dos outros internos.
A equipe de plantão alegou que tentou de todas as formas conter o início do motim, porém os menores estavam municiados de ferramentas pontiagudas tipo “chunchos e usavam pedaços de concreto para atingir a equipe.
A situação se agravou de tal forma, que os alojamentos estavam para cair, o que criaria uma situação favorável a deflagração de uma rebelião em todo o bloco. Diante deste cenário, foi pedido apoio policial da outras unidades de segurança que ficam próximas ao local.
Quando o reforço chegou, o início do motim foi contido, os rebelados foram retirados da unidade e feita uma averiguação em toda a unidade para avaliar os danos causados e também verificação da integridade dos internos.