Acre - Homens com ciúmes e sóbrios matam mais

Acre - Homens com ciúmes e sóbrios matam mais

Acre - Homens com ciúmes e sóbrios matam mais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A delegada Wânia Lilian, ex-titular da Delegacia Especializada de Proteção a Mulher (Deam), atualmente diretora da academia de Polícia do Acre, apresentou uma estatística com 50% dos homens que cometeram crime de homicídio contra a mulher estavam sóbrios no momento da prática criminosa e 35% estavam sob efeito de bebida alcoólica e 6% sob efeito de substância entorpecente. Outro número apresentado no estudo da conta que 62% cometeram crime alegando motivo passional, seguido por fútil, que motivou 23% dos homicídios. O estudo da delegada pesquisou 35 inquéritos policiais, instaurados pela Deam e referentes a crimes de homicídios registrados entre 2004 e 2007, tendo mulher como vítima. Em 2003, das 7.408 notícias-crimes notificadas, 1.108 se transformaram em TCOs e 212 em IPLs, no total de 1.320 - 17,81% foram remetidos à Justiça. Já em 2004, foram 6.924 notícias-crimes registradas. Dessas, 1.740 foram encaminhadas por meio de TCOs aos Juizados Especiais Criminais e 174 IPLs foram instaurados, no total de 1.914 procedimentos - 27,65% dos casos que ingressaram na Delegacia. Em 2005, foram registradas 7.468 notícias e dessas 1.871 se transformaram em TCOs e 208 em IPL, totalizando 2.079 procedimentos, representando 27,84% do total registrado. Em 2006, foram registradas 7.963 notícias-crimes, resultando em 847 IPLs e 2.030 TCOs - 2.877 procedimentos instaurados, correspondendo a 36,12% do total registrado. Em 2007, foram registradas 5.783 notíciais-crimes, sendo 1.919 IPLs e 970 TCOs, o que corresponde a 49,95% de procedimentos enviados ao Poder Judiciário. Vê-se uma diminuição das notificações (citar três hipóteses para esse fenômeno) e um aumento de volume no trabalho da Deam - quase 50% do que foi notificado. Segundo o levantamento, os tipos penais mais freqüentes nas denúncias recebidas na Deam sempre foram lesão corporal leve, ameaças, ofensas morais. Muitas vezes contatou-se a incidência dos três tipos numa única ocorrência policial. Faca ainda é a arma mais usada para matar A faca ou arma branca ainda são os instrumentos mais utilizados para ceifar a vida de mulher. O levantamento demonstra que 47% dos instrumentos utilizados na prática dos crimes eram facas e 6%, facão, totalizando 53% dos casos com utilização de armas brancas. Por outro lado, 23% aconteceram com a utilização de arma de fogo. Com relação a esse dado, de instrumentos perfuro-cortante, observou-se que em quase todos os casos a vítima levou vários golpes, inclusive rosto, e a morte se deu por lesões em órgãos vitais como coração, pulmão, numa situação que impossibilitava totalmente a defesa (marcas de perfurações nos braços e nas mãos). *VEJA TAMBÉM: * Acre - Dupla é presa ao tentar despachar cocaína *
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS