Acre - Justiça marca júri do “crime da motosserra”

Acre - Justiça marca júri do “crime da motosserra”

Acre - Justiça marca júri do “crime da motosserra”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A justiça do Acre marcou o júri popular do crime da ‘’motosserra”, àquele em que o ex-deputado federal Hidelbrando Pascoal, é acusado de amputar com uma serra elétrica as pernas e os braços do mecânico Agilson Firmaino dos Santos, o Baiano. O julgamento será no dia 17 de julho de 2008, exatamente 12 anos após a execução. O crime foi o que mais influenciou no processo de cassação de Hidelbrando (ex-PFL), que atualmente cumpre pena no presídio de segurança máxima de Rio Branco por outros assassinatos cometidos pelo esquadrão da morte, facção criminosa, que segundo o Ministério Público, era comandada por ele. Baiano foi executado no começo de julho de 1996, em Rio Branco, com requinte de crueldade após sofrer tortura em cativeiro. O laudo do Instituto Médico Legal descreve que, além dos membros amputados, o mecânico teve os olhos vazados, um prego introduzido na testa e os testículos arrancados e introduzidos no ânus. Agilson Firmino dos Santos era motorista de José Hugo Alves, o Mordido, que matou há tiros um mês antes, durante uma discussão num posto de gasolina, o tenente da Polícia Militar, Itamar Pascoal, irmão de Hildebrando. Baiano deveria informar o paradeiro de Hugo, como não o fez foi torturado até a morte e teve o corpo, sem os braços e as pernas, jogado às margens de uma avenida de grande circulação da capital acreana. Além de Hidelbrando, outros quatro acusados sentarão no banco dos réus como participantes do crime: Adão Libório, Alex Fernandes de Barros, Pedro Pascoal (primo de Hildebrando) e Amaraldo Pascoal Uchoa Pinheiro. O dentista Sete Pascoal, irmão do ex-deputado, teve o processo desmembrado e foi o primeiro a ser julgado nesse caso, sendo condenado a 13 anos de prisão, em novembro de 2005. Sua sentença encontra-se em grau de recurso. O nome do ex-vereador Alípio Ferreira foi retirado do processo em decorrência de morte. *VEJA TAMBÉM * Foragido da justiça é preso na Zona Leste da capital * Justiça acata Ação Civil Pública e condena prefeito de Rio Crespo
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS