Mais nove presos fugiram da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. A fuga se deu em massa no final de semana e desde domingo a Folha tentava confirmar a veracidade da informação, o que só aconteceu ontem na Dicap (Divisão de Capturas) da Secretaria de Justiça e Cidadania.
*Outros quatro fugiram ontem, conforme uma denúncia por telefone feita à Folha. Não foi possível confirmar os nomes por não ter sido encontrado ninguém na administração da PA. Neste caso, em 72 horas foram 13 presos que conseguiram fugir com facilidade.
*A lista dos fugitivos já está circulando nos setores de capturas das polícias. Entre os fugitivos estão homicidas e assaltantes, considerados de alta periculosidade.
*Os primeiros noves fugitivos são: Aldemar Carneiro Ferreira (ou Aldemar Ferreira Carneiro), Cleiton Rodrigues de Lima, Edvaldo Firmino da Silva, Fabiano Silva de Carvalho, João Carlos Silva Oliveira, Jonathas Mendes dos Santos, Leonso Alves de Almeida, Robson Gomes Belo e Vander Medeiros dos Santos. Conforme informação de policiais que estão investigando o paradeiro dos fugitivos, todos eram do regime fechado e estavam presos na ala 8 do presídio.
*Conforme um policial, a fuga em massa ocorreu no final de semana, possivelmente no sábado à noite, depois que os presos serraram as grades de segurança da ala. Eles pularam um muro interno e passaram por trás do alojamento dos policiais militares que tiram plantão no local, que fica na entrada do presídio.
*Devido à quantidade de presos passando pelo local, um agente carcerário percebeu a fuga em massa e começou a gritar chamando a atenção dos PMs e dos outros agentes carcerários. Foram efetuados alguns tiros na tentativa de evitar a fuga em massa, mas não surtiu efeito e todos os nove conseguiram sair do local. Até o final da tarde de ontem nenhum tinha sido recapturado.
*Ontem pela manhã a Folha conversou com o diretor do Desipe, Gilson José dos Santos, para saber sobre a fuga em massa, mas ele se limitou a dizer que não daria entrevista e encaminhou o repórter até a Assessoria de Imprensa da Secretaria. De lá foi encaminhado até o gabinete do secretário de Justiça, Santos Rosa, que também através de sua secretária particular informou que não poderia falar com a imprensa nem marcou um horário.
*A Folha buscou junto aos Distritos da Polícia Civil algum registro de ocorrência relatando a fuga em massa, mas em nenhum dos distritos houve registro.
*MAIS FUGA – Ontem no final da tarde mais uma vez a Folha foi informada de uma nova fuga com quatro presos que teria ocorrido pela manhã.
*Mais uma vez foi feito contato com a Penitenciária para confirmar a informação, mas ninguém da direção se encontrava no local e os agentes que atenderam ao telefone responderam que não podiam dar qualquer declaração. No entanto, eles não desmentiram a fuga.