Judiciário de Rondônia é foco de interesse do Cônsul da Bélgica

Judiciário de Rondônia é foco de interesse do Cônsul da Bélgic

Judiciário de Rondônia é foco de interesse do Cônsul da Bélgica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em visita ao Tribunal de Justiça de Rondônia, o cônsul da Bélgica, Peter Claes, demonstrou interesse em conhecer o Judiciário de Rondônia, pois acredita estar refletida na instituição toda a conjuntura econômica do estado. "Grande parte dos conflitos sociais vão parar na justiça", declarou. Recebido na manhã desta quinta-feira pelo presidente do TJRO, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes e pelo vice, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, o cônsul fez várias perguntas sobre a estrutura do Tribunal, sobretudo com a implantação de grandes projetos como as hidrelétricas.

"Sabemos que os empreendimentos são importantes para o país, mas é certo que trará repercussões para o judiciário estadual. Aliás, já estão trazendo", admitiu o presidente do TJ ao relatar exemplos como ocorrências de prostituição infantil em localidades próximas aos canteiros de obras.

Com formação jurídica e experiência diplomática em países como Paquistão e indonésia, o cônsul se disse satisfeito em representar seu país no Brasil e que procura conhecer os estados da jurisdição do consulado da Bélgica em São Paulo. Claes fez comparações entres os dois sistemas judiciais. Segundo ele, na Bélgica são cinco tribunais superiores e 30 de primeira instância, bem diferente do Brasil, que tem instâncias estaduais e federais.

O vice-presidente, desembargador Marcos Alaor, esclareceu que apesar de vários estados terem problemas com o andamento dos processos Rondônia está numa posição de referência perante os demais, pois promove inovação em sistemas e consegue manter agilidade no atendimento.

Sobre a possibilidade de cooperação entre os países na área judiciária, tanto visitante como anfitriões concordaram que para combater crimes como narcotráfico é preciso encontrar soluções práticas que não esbarrem nas legislações de cada país. "O crime não tem fronteira", finalizou o cônsul.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS