O vereador e ex-prefeito interino de Vilhena, Ronildo Macedo (MDB), surpreendeu a comunidade política ao anunciar seu apoio à reeleição do atual prefeito Flori Cordeiro (PODEMOS). O anúncio foi feito na noite de terça-feira, 20 de agosto, através das redes sociais de ambos os políticos.
Ronildo, que já havia apoiado Flori na eleição suplementar para prefeito em 2022, passou por um período de desentendimentos com o prefeito. Na época, os dois pertenciam ao mesmo partido, e Ronildo assumiu o Executivo de forma interina. Porém, as relações entre eles se deterioraram, levando a críticas públicas e trocas de farpas. Em várias ocasiões, Ronildo fez duras críticas a Flori na tribuna da Câmara, enquanto Flori, em suas redes sociais, chegou a chamar Ronildo de algo como "menino maluquinho", fazendo alusão a relação entre Macedo e o também vereador Samir Ali. Essas tensões foram amplamente divulgadas pela imprensa vilhenense, evidenciando o conflito entre ambos.
No primeiro semestre deste ano, Ronildo Macedo chegou a se apresentar como pré-candidato a prefeito, mas posteriormente desistiu da candidatura. Mesmo fora da disputa, ele inicialmente declarou que não apoiaria nenhum dos candidatos, incluindo a principal adversária de Flori, que recebeu o apoio oficial do MDB, partido ao qual Ronildo é filiado.
A decisão de Ronildo de apoiar Flori, apesar do histórico de atritos, representa uma significativa mudança de postura. Essa reviravolta política é ainda mais complexa, considerando que o irmão de Ronildo está concorrendo a vereador na coligação adversária de Flori. A nova aliança coloca Ronildo em uma situação politicamente sensível, transformando-o de crítico em aliado do atual prefeito, com quem esteve em conflito até pouco tempo atrás.