Prefeito/delegado acusa jornalista de perseguição e vai ao MP - por Mario Quevedo

Prefeito/delegado acusa jornalista de perseguição e vai ao MP - por Mario Quevedo

Foto: Reprodução

CONFIRMANDO
 
 
Bom todo mundo está esperando eu abordar o assunto, então vamos logo tirar o elefante do meio da sala: sim, é fato que o prefeito de Vilhena, Delegado Flori, ingressou com denúncia contra mim no Ministério Público calcado no que considera “perseguição” e conduta voltada a destruir sua reputação – isso como se ele precisasse de alguma ajuda neste sentido diante do desastroso desempenho à frente da administração vilhenense.
 
 
SÓ NA “JUSTA”
 
Entendo que neste momento devo apenas me manifestar nos autos, portanto só comentarei o assunto, e detalhadamente, a partir do que se decidir na Justiça, independente do resultado. A única coisa que me permitirei neste momento é dizer que, não estivesse atravessando um momento delicado com relação à minha saúde – na véspera de ser denunciado recebi um diagnóstico de anomalia cardíaca – teria me divertido bastante com a peça acusatória produzida pelo delegado. 
 
 
POR QUE?
 
Parece enredo dos filmes do Inspetor Jacques Clouseau, o insano policial fictício francês vivido nos cinemas na época de minha infância pelo impagável Peter Sellers. Ao exercitar seu ofício original para produzir seu amontoado de bobagens e censura, Flori acaba demonstrando porque os processos que ele conduzia na PF tiveram sentenças muito distintas ao que pedia e o motivo pelo qual a maioria do pessoal que prendeu está livre, leve e solta. E também me faz entender porque a sua administração é tão caótica. O homem é um artista.
 
 
NA MOSCA
 
As palmas desta edição da coluna vão para a presidente da Câmara Municipal de Cabixi, o singelo município do Cone Sul do Estado que entre ontem e amanhã se tornou o centro de difusão de conhecimento e troca de experiências entre parlamentares municipais de várias cidades de Rondônia.
 
 
CERTEIRO
 
 
Ao promover o encontro, do qual participam cerca de 80 vereadores, numa pousada às margens do Rio Guaporé, perto da confluência deste com o Rio Cabixi, Juciele de Carli divulga as belezas naturais de sua cidade, fomenta o comércio local e o turismo, e estabelece um paradigma diferenciado para eventos deste gênero em Rondônia. Fez escola.
 
 
CONFERINDO
 
A coluna andou por lá no dia da abertura, e conversou com políticos de vários pontos de Rondônia, meio que medindo a temperatura da sucessão municipal pelo interior afora, além da movimentação quanto às disputas por vagas nos parlamentos. Ao longo das próximas edições detalhes serão revelados.
 
 
ALIANÇA SULISTA
 
Quem aproveitou a oportunidade para realizar uma pauta extra no encontro foi o presidente da Câmara Municipal de Vilhena, Samir Ali, que de surpresa conseguiu reunir todos os representantes do Cone Sul que participavam da programação e apresentou a eles proposta elaborada pelo diretor da Escola do Legislativo do Parlamento vilhenense, Maxsuel Ribeiro, para realização de programação conjunta entre os Municípios. 
 
 
QUALIFICAÇÃO
 
 
A ideia é estabelecer uma aliança voltada a qualificação continuada dos servidores que servem nestes parlamentos, assim como promover ações voltadas a atender a comunidade dentro dos limites institucionais permitidos à Escola. Unidas, as Câmara irão propor parceria com a Escola do Legislativo da ALE-RO e INTERLEGIS, do Congresso Nacional, visando elevar o padrão de excelência dos serviços prestados aos cidadãos.
 
 
ALTO PARAÍSO
 
O prefeito João Pavan, que recentemente recebeu avaliação mediana em sondagem informal feita aqui mesmo no Rondônia ao Vivo tem em mãos uma pesquisa profissional que contesta os números. Ele promete passar as informações em primeira-mão à coluna nos próximos dias.
 
 
BANG BANG
 
Voltando à Vilhena, a violência urbana na cidade relacionada ao tráfico de drogas deu um salto quantitativo em termos de crimes de sangue impressionante nos últimos dias. Entre homicídios consumados e tentando nas duas últimas semanas, foram pelo menos seis. Muita coisa para uma cidade de, segundo o CENSO, menos de 100 mil habitantes.
 
 
SODOMA
 
E no Portal da Amazônia outro assunto nada lisonjeiro tomou conta das redes sociais no feriadão da semana passada. Uma festança de arromba disfarçada de jogos universitários de acadêmicos de Medicina de Rondônia e Acre gerou imagens estarrecedoras, levando-se em conta que, pelo menos em tese, vivemos numa terra onde a “pátria, família e liberdade” imperam.
 
 
PREOCUPANTE
 
Vídeos que circularam nas redes sociais, com comentários sustentando e narrando os acontecimentos, mostraram imagens de jovens totalmente alterados, dando até mesmo impressão de uso das drogas mais pesadas da atualidade, aquelas que a gente só vê nos “domingos” Espetacular e Fantástico. Pensar que dentro de alguns anos serão esses jovens os que nos atenderão nas unidades de saúde pelo Estado afora é, no mínimo, perturbador.
 
 
FLOPOU
 
Dias atrás o nome da esposa do Senador Jaime Bagattoli, um dos poucos bilionários de Rondônia, foi ventilado como possível integrante das opções na urna eletrônica nas eleições ao Executivo de Vilhena ano que vêm. O assunto foi até comentado neste espaço, porém parece que a pré-candidatura de Sandra Melo não empolgou. No dia seguinte ao anuncio a notícia foi esquecida e vida que segue.
 
 
FALANDO NELE
 
 
Ainda há muita expectativa com relação ao que o senador vilhenense trará de expressivo ao Município em que vive desde menino e onde construiu sua fortuna, mas tem gente que já anda cabreira. E demanda é o que não falta no Portal da Amazônia, até mesmo em virtude da inércia da nulidade político-administrativa que atualmente “comanda” a prefeitura.
 
 
QUAL
 
Por exemplo a urbanização das marginais da BR – 174, no trecho que liga o centro da cidade ao aeroporto, imediações em que está sendo construído o maior empreendimento comercial do interior de Rondônia, um imenso shopping center. É obra de envergadura para um mandato da Câmara Alta, mas nada se ouve dizer. Então, pode ser que a partir do ano que vêm, além de ir e vir ao aeroporto passando pelo meio de um brejo, quem for para o shopping terá o mesmo cenário no trajeto.
 
 
FECHANDO
 
Admito que hoje a coluna ficou muito centrada em temas na cidade em que estou baseado, e justamente em sua primeira edição após o site resolver que a publicação passará a acontecer três vezes por semana, dado o sucesso destes ECOS. Peço que levem em consideração as circunstâncias deste momento em que estou passando por avaliações médicas, mas sábado a coisa vai estar quente. E, informando então, a partir de hoje a coluna será publicada nas segundas, quinta e aos sábados, sempre às 18 horas em ponto. 
 
Até a próxima.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS