CANDEIAS: Antes do afastamento, Valteir Queiroz liderava pesquisa de intenções de voto

A pesquisa foi realizada sem o nome de Lindomar Garçon

CANDEIAS: Antes do afastamento, Valteir Queiroz liderava pesquisa de intenções de voto

Foto: Ilustrativa

O Instituto Data Continental foi a Candeias do Jamari realizar sua 3ª. pesquisa de intenção de votos para avaliar a sucessão municipal majoritária do município, com foco na eleição de 2024, e também como está a administração, possibilidade de reeleição do atual gestor e questões políticas que afetam a atual administração.
 
 
O Item 6 da pesquisa trata do pleito de 2024 com o seguinte questionamento: “em quem você pretende votar para prefeito na próxima eleição?”. Em resposta, 43,50% dos entrevistados disseram que votariam no atual administrador Valteir Queiroz e outros 19,50% escolheriam o ex-prefeito tampão Lucivaldo Fabrício.
 
 
 
 
Em terceiro, vem Junior Silva com 11,50% e Professor Raimundo, logo depois com 9,50%. Na tabela abaixo, confira os percentuais de cada um dos pré-candidatos da pesquisa estimulada, lembrando que os números se referem ao IVD – Índice de Votos Definidos – que não leva em conta a tendência dos indecisos.
 
 
Pela tabela, é notável que Valteir possui a maioria do voto feminino candeiense, e Lucivaldo a maioria do voto masculino.
 
 
COMPARAÇÃO
 
No Comparativo à 1ª. pesquisa realizada em fevereiro, os números tiveram algumas mudanças: Valteir cresceu 2,4% na preferência do eleitor, enquanto Lucivaldo Fabrício desabou de 32% para 19,50%. Confira na tabela abaixo, a pesquisa anterior:
 
 
APROVAÇÃO
 
Já no quesito 03 da pesquisa, o Instituto avaliou a opinião pública sobre o desempenho de Valteir Queiroz em relação a obras, ações e popularidade com o seguinte questionamento: “Que nota de 0 a 5 você daria para a atual administração?”.
 
 
A tabela abaixo demonstra que a administração da cidade recebeu 66,61% de aprovação, através dos conceitos Regular, Bom e Ótimo.
 
 
 
 
CHANCE DE ELEIÇÃO
 
No quesito 2, o questionamento foi o seguinte: “Qual a possibilidade de o prefeito se reeleger para seu 2º. Mandato?”. A pesquisa apontou que 84 dos 251 eleitores pesquisados (38,50%) respondeu que as chances dele se reeleger para um segundo mandato é de 20% a 40% de possibilidades.
 
 
 
 
RESPONSABILIDADES
 
A população do candeias está consciente das pegadas que acabam atrapalhando a desenvoltura do serviço público, e levado a cidade sofrer pelas contundentes ocorrências políticas.
 
Como se não bastassem os atropelos das administrações passadas, hoje a população se vê amordaçada por rumores de instabilidade na sua administração pública.
 
Para analisar as razões e origens deste caos, a direção do instituto indagou junto à população sobre os atores que podem ser responsabilizados por estas ondas de negativismo que permeia nos baixos e altos escalões da coletividade e que afetam diretamente o bom andamento e a estabilidade das ações e dos serviços públicos essenciais.
 
Como resposta resultante desta consulta interrogatório, nos dá suporte para entendermos melhor toda esta emblemática situação. Assim, vejamos o que o povo está pensando. A pergunta do item (01) feita aos respondentes da pesquisa foi: “A seu ver, de quem é a culpa pelo que vem afetando a administração do atual prefeito?”.
 
 
 
 
Falta de diálogo (22,3%), de quem votou nele (16,7%), Câmara Municipal (10,4%) e servidores secretários (7,6%) foram apontados com os maiores culpados por essa nova onda de instabilidade que a cidade atravessa.
 
No gráfico abaixo, confira todos os percentuais e motivos apontados pela população sobre os responsáveis pelo caos que Candeias atravessa nesses últimos tempos:
 
 
 
 
DADOS DA PESQUISA
 
Pesquisa realizada com 251 eleitores entre os dias 12 a 14 de junho de 2023. Contratada pela empresa jornal Correio Continental, a pesquisa possui margem de erro de +ou -3% e 95% de confiança, assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A).
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS