BARULHO: Ministério Público quer combater poluição sonora em Ouro Preto do Oeste

No despacho, a Promotora de Justiça atenta para que as ocorrências relacionadas a perturbação do sossego sejam de forma permanente

BARULHO: Ministério Público quer combater poluição sonora em Ouro Preto do Oeste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, por meio da Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, expediu uma recomendação às Polícias Militar, Ambiental e Rodoviária Federal, para coibir e autuar os proprietários de veículos que estiverem com seus aparelhos de som ligados em volume acima do razoável e em níveis hábeis a perturbar a tranquilidade e o sono alheios.
 
No despacho, a Promotora de Justiça atenta para que as ocorrências relacionadas a perturbação do sossego sejam de forma permanente, independentemente de qualquer tipo de solicitação ou requerimento, não sendo sequer necessária a identificação da pessoa que se sentir perturbada em função do barulho, bastando notícia anônima ou acionamento via 190.
 
O documento registra o caso de contravenção penal, previsto no artigo 42 do Decreto-Lei 3.688/41 (Perturbação do Sossego), sendo que a prova técnica de medição sonora é dispensável, aceitando-se para a configuração da infração penal prova testemunhal do fato, filmagens, fotografias e outras que atestem a conduta de perturbar a coletividade mediante abuso do instrumento sonoro ou sinal acústico.
 
Dessa forma, se for constatada a importunação, caberá à polícia realizar a devida apreensão do instrumento, que só poderá ser liberado, após decisão judicial.
 
Nesse sentido, caberá à Polícia Civil, instaurar procedimentos competentes para a devida apuração dos fatos, com investigação visando garantir a persecução penal de autores do fato e criminosos que com tais atos causam perturbação à tranquilidade dos moradores, bem como geram danos à saúde dos munícipes.
 
São sugeridas ainda, na recomendação, operações conjuntas entre as Polícias Rodoviária Federal e Militar, no intuito de coibir essa prática por parte de condutores de veículos. Bem ainda, propõe-se ao Departamento de Meio Ambiente do Município tomar as providências cabíveis de sua competência, como fiscalização junto a estabelecimentos, bares, casas de shows e espaços públicos. Ao Detran, recomenda-se a intensificação das atuações, visando prevenir e reprimir tais infrações no âmbito do Município.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS