PRODÍGIO: Garoto de 17 anos ganha na Justiça o direito de cursar medicina em Vilhena

Liminar que obriga faculdade a matricular o garoto foi concedida por desembargador do TRF1

PRODÍGIO: Garoto de 17 anos ganha na Justiça o direito de cursar medicina em Vilhena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com apenas 17 anos, o estudante vilhenense Gabriel Luís Castilho Matos conseguiu, na justiça, o direito de ser matriculado no curso de medicina da Unesc/Uninassau, após ser aprovado em 10º lugar entre os 48 alunos da graduação que fizeram o vestibular da faculdade no mês passado.
 
Quando tinha apenas 15 anos e estava no 1º ano do ensino médio, Gabriel também foi aprovado no vestibular, mas sua matrícula foi barrada. O próprio garoto pesquisou a jurisprudência sobre sua situação, e os pais entraram com um processo na justiça, porém, a decisão de não permitir a matrícula do menor foi mantida.
 
“A gente moveu a ação para incentivá-lo”, conta a mãe, a bioquímica Roberta Castilho, ela própria acadêmica de medicina onde o filho vai estudar. O pai do garoto, o agropecuarista Fernando Matos, também apoiou o menino nos dois processos.
 
A decisão da Vara Federal em Vilhena, onde a ação foi protocolada, foi desfavorável à família Matos. Em sua sentença. O magistrado local anotou que "a jurisprudência permite a matrícula do candidato que ainda não concluiu o ensino médio, mas foi aprovado em regular processo seletivo para ingresso no ensino superior, desde que a conclusão se dê antes da data prevista para o início do semestre letivo na Instituição de Ensino Superior”
 
Inconformados, os pais de Gabriel recorreram e, ao analisar os documentos, inclusive o laudo que atesta que o adolescente tem QI (Quociente de Inteligência) acima da média, o desembargador Souza Prudente, do Tribunal Regional da 1ª Região, em Brasília, concedeu liminar obrigando a faculdade a matricular Gabriel. O magistrado, porém, determinou que ele continue estudando no 3º ano do ensino médio e apresente o diploma de conclusão do curso tão logo o obtenha.
 
Orgulhosa dos feitos do filho, Roberta irá com ele para a mesma faculdade, cujas aulas iniciam no mês que vem, a bioquímica fez questão de elogiar o trabalho dos irmãos-advogados Pedro e Carol Andreazza, que atuaram na ação: “eles foram maravilhosos”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS