Uma resolução do Contran (nº 1.020/2025), publicada em dezembro de 2025, flexibiliza regras tradicionais do exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como a exigência da baliza - uma das etapas que mais gera reprovação entre candidatos. São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul já acataram e acabaram com o teste, além de permitir a utilização de carros automáticos na prova.
A nova diretriz do Contran torna o processo mais simples, menos oneroso e mais próximo da realidade do trânsito atual. O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia ainda não informou ao público se vai seguir a tendência. O Rondoniaovivo procurou o órgão via e-mail e mensagem de texto, mas não obteve resposta até a publicação desta notícia.
Padronização
A resolução do Contran prevê também a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. O documento terá como objetivo padronizar os procedimentos em todo o país.
No entanto, enquanto o manual não é divulgado oficialmente, cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mantém autonomia para definir as próprias regras.