Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia é um estado farto em opções de turismo e você pode programar a sua próxima viagem para conhecer o maior patrimônio histórico e cultural do estado, o Forte Príncipe da Beira. Aproveitar um feriado prolongado ou até mesmo um final de semana e pegue a estrada orientado pelo nosso roteiro.
Localizado às margens do rio Guaporé, no município de Costa Marques (RO), o Forte Príncipe da Beira é uma das construções militares mais imponentes do período colonial brasileiro e um dos principais destinos turísticos e históricos da região Norte. Construído entre 1776 e 1783, o forte foi erguido pelos portugueses para proteger a fronteira com a Bolívia e afirmar a presença do Império na Amazônia Ocidental.

Com muros de pedra de até 10 metros de altura e 970 metros de perímetro, o forte impressiona pela grandiosidade e pela preservação de sua estrutura original. No interior, o visitante encontra antigas dependências militares, canhões e uma vista privilegiada do rio Guaporé — cenário de rara beleza natural e importância estratégica.
O acesso a Costa Marques pode ser feito por via terrestre ou fluvial:

O Forte Príncipe da Beira é administrado pelo Exército Brasileiro, que mantém o local em funcionamento e aberto à visitação pública.

Quem visita o forte pode aproveitar para conhecer outras atrações da região, como o rio Guaporé, o Parque Estadual de Pacaás Novos, e comunidades tradicionais ribeirinhas. A melhor época para o turismo é o período seco, entre maio e setembro, quando as estradas estão em melhores condições.
Símbolo de resistência e história, o Forte Príncipe da Beira é um destino que combina cultura, natureza e memória, convidando os visitantes a uma verdadeira viagem ao passado da Amazônia brasileira.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!