DESEMPREGO EM MASSA: Contratar robô será mais barato do que contratar uma pessoa

As pessoas viverão de uma renda básica universal para compensar o desemprego

DESEMPREGO EM MASSA: Contratar robô será mais barato do que contratar uma pessoa

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Até 2028, o primeiro emprego vai ser enterrado. Não por crise econômica, mas por matemática. Empresas já estão descobrindo que um robô custa menos, produz mais e nunca falta ao trabalho. E quando a lógica do lucro fala mais alto, milhões de jovens brasileiros vão perder a única porta de entrada no mercado: o estágio. O problema não é só econômico. É social. É existencial.
 
Mais um bilionário do Vale do Silício previu que a maioria dos empregos será substituída pela inteligência artificial (IA), independentemente de se trabalhar em uma fazenda ou em vendas. “Estimo que 80% de 80% de todos os empregos, talvez mais, podem ser realizados por uma IA”, alertou o famoso investidor e empreendedor Vinod Khosla.
 
Khosla, cofundador da Sun Microsystems em 1982 e investidor em empresas como Netscape, Amazon e Google, destacou que a IA pode substituir profissionais de diversas áreas, incluindo médicos, psiquiatras, vendedores e engenheiros. Em um extenso post em seu blog, ele explicou que passou as últimas quatro décadas estudando tecnologias disruptivas e chegou à conclusão de que a IA reduzirá a necessidade de trabalho humano, pois realizará a maioria das funções de forma mais eficiente, rápida e barata.
 
Para evitar uma “distopia econômica”, onde “a riqueza se concentra cada vez mais no topo enquanto o trabalho intelectual e físico é desvalorizado”, resultando em desemprego em massa, Khosla aponta uma solução: a renda básica universal (RBU). “A IA poderia criar um mundo onde uma pequena elite prospera, enquanto o restante enfrenta instabilidade econômica, especialmente em uma democracia que navega sem políticas fortes”, escreveu Khosla.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Instale o app do Rondoniaovivo.com Acesse mais rápido o site